Notícias | 16 de novembro de 2022

Como a tecnologia está transformando o mundo dos seguros

O seguro torna as coisas possíveis. Ele nos protege contra o risco de algo dar errado com nossos carros, nossas casas, nossos pertences ou nossa saúde. O seguro libera as empresas para assumir riscos – enquanto gerencia o impacto se ocorrerem problemas. A tecnologia está transformando rapidamente o mundo dos seguros. Uma nova geração de empresas de insurtech está reinventando os processos de seguros tradicionais, e até mesmo as seguradoras mais tradicionais estão se deparando com um futuro digital.

A tecnologia cria novas possibilidades quase ilimitadas. Não é incomum agora que as seguradoras ofereçam cobertura por hora, com prêmios baseados em localização detalhada e dados de uso de caixas pretas no carro, relógios inteligentes ou drones. Enquanto isso, nosso universo material cada vez mais conectado e a chamada Internet das Coisas permitem o monitoramento em tempo real de tudo, desde o conteúdo do seu freezer até o risco de incêndio e inundação.

Minha própria jornada no caminho que me levou à interseção entre seguros e tecnologia começou no Japão na década de 1980. Eu viajei da Irlanda para lá quando jovem em um esquema apoiado pelo governo para ganhar experiência na economia de tecnologia mais dinâmica do mundo naquela época. Os anos que passei no Japão deixaram uma impressão duradoura. Eles me imbuíram com uma mentalidade focada na qualidade e no serviço que está presente em tudo o que fazemos na DOCOsoft até hoje.

Desde a criação da empresa há 15 anos, passamos do fornecimento de software de gerenciamento de documentos até os sistemas de gerenciamento de sinistros altamente sofisticados nos quais nos especializamos agora. O compromisso combinado com a inovação e a excelência em engenharia que encontrei no Japão nos ajudou a competir e vencer empresas de tecnologia muito maiores. Como uma empresa independente, sem investidores externos para agradar, somos livres para fazer as coisas em nossos próprios termos e permanecer totalmente focados em nossos clientes.

Fornecemos sistemas back-end de missão crítica para seguradoras globais como Munich Re, Chubb, The Hartford e SCOR. Mais de 30 por cento dos agentes de gerenciamento do Lloyd’s usam nossos sistemas de gerenciamento de sinistros, refletindo £ 15 bilhões em receita de prêmios. Processamos cerca de £ 10 bilhões em pagamentos de sinistros durante o ano civil de 2021, com aproximadamente metade de todas as mensagens de sinistros no mercado de seguros de Londres passando por nossa plataforma.

Quando chega um sinistro de um cliente, os responsáveis ​​pelo sinistro precisam compará-lo com a apólice de seguro relevante e uma série de outras informações para avaliar se o sinistro deve ser pago. Nossos sistemas reúnem em um único painel todas as necessidades de informações dos manipuladores de sinistros, agilizando todo o processo e eliminando erros manuais. Encontramos maneiras de automatizar tarefas rotineiras que agregam pouco valor ao processo de sinistros. Aplicamos inteligência artificial e aprendizado de máquina para melhorar a eficiência do processo e possibilitar análises e tomadas de decisão baseadas em dados.

Muito do que fazemos na prática é permitir que os sistemas de nossos clientes se integrem e troquem com outros sistemas e plataformas de mercado. Usando software de interface de programação de aplicativos (API), podemos vincular a aplicativos externos, trazendo dados de uma ampla variedade de fontes para informar e capacitar o processo de gerenciamento de sinistros. No futuro, as APIs abertas reduzirão enormemente o tempo necessário para conectar-se a sistemas externos, construindo diferentes funcionalidades, como peças de Lego, para criar sistemas maiores que a soma de suas partes.

Por exemplo, o tema das sanções tem estado muito nos noticiários recentemente, e nossa plataforma de gerenciamento de sinistros tem links para listas oficiais de indivíduos e organizações que estão sujeitas a sanções. Isso significa que, quando uma reclamação chega, os gerenciadores de reclamações podem ver rapidamente se o beneficiário de qualquer pagamento está em uma lista de sanções (nesse caso, a reclamação não pode ser paga) sem que eles precisem sair do painel para verificar as listas manualmente. Isso acelera o processo e elimina o risco de digitação incorreta ou outro erro do usuário.

A segurança cibernética é uma área de risco enorme e em rápida expansão para todas as empresas e organizações. As seguradoras se esforçaram para fornecer cobertura contra esses riscos – mas enfrentam desafios. Os prêmios aumentaram dramaticamente com o recente aumento de ciberataques criminosos e patrocinados pelo Estado desde a invasão russa da Ucrânia, tornando o risco cibernético cada vez mais difícil de gerenciar e, do ponto de vista da subscrição de seguros, de precificar adequadamente.

O alcance e o impacto potencial das ameaças cibernéticas foram vividamente ilustrados pelo recente suposto ataque cibernético ao Lloyd’s de Londres – uma instituição no coração do mercado global de seguros. Estamos perfeitamente cientes de como é crucial que nossos próprios sistemas sejam seguros. Muitas empresas ainda usam sistemas legados desatualizados. O hardware interno mais antigo é particularmente vulnerável, enquanto os sistemas baseados em nuvem mais bem estabelecidos são mais bem protegidos e suportados. Em última análise, as seguradoras precisam se concentrar em sua atividade principal e terceirizar sua tecnologia para especialistas como nós, com seus sistemas de back-end hospedados na nuvem.

A tecnologia abre um mundo de novas possibilidades, mas as empresas de seguros precisam analisar com atenção para o que esperam usar a tecnologia – e as implicações associadas em termos de custos e benefícios, riscos e recompensas. Colaboramos estreitamente com nossos clientes de seguros, ajudando-os a obter o máximo valor de um investimento direcionado em soluções de tecnologia apropriadas. O setor de seguros precisa abraçar o potencial das novas tecnologias, mas deve fazê-lo de olhos bem abertos. Dessa forma, as seguradoras podem maximizar a eficiência e a lucratividade, ao mesmo tempo em que geram vantagem competitiva ao fornecer um excelente atendimento ao cliente.

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