Notícias | 23 de dezembro de 2003 | Fonte: Panorama Brasil

Comissão avalia projeto que obriga planos de saúde a restituírem

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara analisa o Projeto de Lei 71/03, do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que obriga os planos de saúde a restituírem o governo pelos gastos com o atendimento ambulatorial e hospitalar feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a pacientes de planos privados.

O reembolso das despesas ficaria limitado ao valor do atendimento estipulado na tabela do SUS. Esse montante seria depositado pela seguradora nos fundos de saúde nacional, estadual ou municipal, e aplicado em ações e serviços de saúde.

Para receber a restituição, as unidades de saúde registrariam, na ficha de atendimento do paciente, a condição de beneficiário de seguro, com os dados para a identificação da seguradora e a assinatura do paciente ou de seu representante.

O autor afirma que, quando os pacientes precisam de atendimento de emergência e não ficam satisfeitas com o que lhes é oferecido pelo contrato de seguro-saúde, procuram as unidades da rede pública.

Um dos indícios dessa prática é que cerca de 40% dos recursos do Sistema Único de Saúde são gastos em procedimentos de alto risco. No entanto, esse tipo de procedimento representa apenas 3% dos atendimentos cobertos pelo setor privado.

O fato de as empresas privadas não oferecerem um bom serviço aos pacientes sobrecarrega o poder público, diz Chinaglia. Ele afirma que patologias mais complexas atendidas na rede pública trazem como conseqüência a redução das verbas do SUS que deveriam ser destinadas às pessoas realmente necessitadas.

O deputado acredita que, a partir dessa lei, os assegurados passarão a usufruir melhor seus benefícios, já que estão pagando altas mensalidades por eles. Como desconhecem a extensão de seus direitos, não recebem a contraprestação do plano assistencial?, pondera. O projeto também será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Redação.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN