Notícias | 29 de abril de 2025 | Fonte: allseg seguradora

Com investimento em APIs, allseg impulsiona inovação e amplia oportunidades para parceiros

Vera Lucia Miguel Rodrigues, diretora adjunta de TI da allseg

A transformação digital no mercado de seguros deixou de ser tendência para se consolidar como necessidade estratégica. Apostando nessa realidade, a allseg seguradora tem ampliado os investimentos no desenvolvimento de APIs (Interface de Programação de Aplicações) para facilitar a integração tecnológica com seus parceiros de negócios, agilizar processos e oferecer mais eficiência na comercialização de seguros.

As APIs desenvolvidas pela seguradora permitem que corretores com sistemas próprios realizem cotações e emissões de apólices de forma automatizada, com segurança e agilidade, eliminando etapas manuais e otimizando o atendimento ao cliente. Atualmente, produtos como Residencial, Empresarial, Garantia, RC Ônibus e Vida já estão integrados à tecnologia, com novas soluções a caminho.

“A integração via APIs traz mais praticidade, economia de tempo e ganho operacional para nossos parceiros. A proposta é tornar o processo de venda mais simples, eficiente e seguro, acompanhando a evolução do mercado”, explica a diretora adjunta de TI da allseg, Vera Lucia Miguel Rodrigues.

A seguradora iniciou o projeto de APIs há cerca de dois anos e, desde então, vem expandindo o portfólio. Em fase final de desenvolvimento estão as integrações para os seguros de Responsabilidade Civil Profissional (E&O) e Responsabilidade Civil para Administradores (D&O). Segundo a executiva, novidades adicionais serão anunciadas em breve.

Além da tecnologia, o suporte é outro diferencial apontado pela seguradora. “A integração é facilitada por uma documentação técnica completa e um atendimento próximo, feito por nossa equipe de TI. Garantimos suporte direto durante todo o processo de integração, esclarecendo dúvidas, orientando configurações e acompanhando testes junto ao time dos corretores”, destaca o diretor de Marketing e TI da companhia, Paulo de Oliveira Medeiros.

Segundo o executivo, o sistema de segurança das APIs segue protocolos rigorosos, com autenticação por tokens e chaveamento via endpoints seguros. “A estrutura garante que toda a jornada — da cotação à emissão da apólice — seja realizada de maneira automatizada e protegida, inclusive para parceiros que não contam com uma infraestrutura de TI complexa”, frisa.

Resultados expressivos já confirmam o sucesso da estratégia. Um dos exemplos citados por Medeiros foi a integração com uma plataforma de venda de ingressos para dois shows de música, que resultou na comercialização de mais de 50 mil apólices de Acidentes Pessoais em apenas um final de semana, comprovando o potencial de escalabilidade da tecnologia.

De olho no futuro, a companhia projeta ampliar ainda mais o uso de APIs para novos produtos e canais de distribuição, como fintechs, bancos digitais, empresas do varejo e plataformas de pagamento. A seguradora também já tem a automação e a inteligência artificial no seu roadmap de inovação.

Fundada como uma empresa familiar, a allseg se destaca pela robustez patrimonial e uma Taxa de Crescimento Composta (CAGR) acima de 28% nos últimos anos. A empresa combina atendimento humano e personalizado com investimento contínuo em inovação e tecnologia, consolidando-se como uma referência em agilidade e proximidade com corretores e parceiros de negócios.

“Na allseg, o corretor fala com quem decide. Somos próximos das assessorias e corretoras de seguros, e entendemos que o desenvolvimento de APIs é uma forma eficaz de estarmos ainda mais dentro da operação do corretor, com agilidade e parceria de verdade. E deu muito certo: os resultados comprovam isso”, afirma o presidente da companhia, Pedro Pereira de Freitas.

De acordo com Freitas, a allseg também está aberta a novos parceiros interessados em integrar seus sistemas. “Todo corretor de seguros que tenha interesse pode contatar imediatamente nossos atendentes comerciais para esclarecer dúvidas e ampliar sua capacidade de produção, inclusive levando essas facilidades para outros canais de distribuição que vislumbrem atender demandas latentes ou emergentes de seus clientes”, complementa.

O presidente reforça que a transformação digital no setor de seguros representa uma oportunidade concreta para quem se antecipa às mudanças. “A revolução está acontecendo agora. Os corretores que abraçarem esse movimento, investindo em integração e inovação, certamente estarão à frente em um mercado cada vez mais digital, dinâmico e competitivo. Estamos comprometidos em oferecer soluções inovadoras que atendam às necessidades dos parceiros. Acreditamos que a integração tecnológica é essencial para o sucesso mútuo, e estamos prontos para apoiar nossos corretores nessa jornada”, conclui.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN