Notícias | 28 de março de 2024 | Fonte: CQCS l Bárbara Maria

CNseg realiza webinar em celebração ao Dia do Ouvidor e Dia Internacional do Consumidor

Nesta quarta-feira (27), a CNseg promoveu um webinar através da plataforma Zoom e YouTube da companhia, em comemoração ao Dia do Ouvidor e ao Dia Internacional do Consumidor. Durante o evento, um grupo de especialistas discutiu a importância da posição do ouvidor na estratégia de inovação das empresas e no desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades do consumidor.

Dentre os convidados, estavam presentes nomes como Emerson Del Re, diretor de Ouvidoria e Relações Institucionais da Assurant Seguradora S/A; Ricardo Morishita, professor de Direito do Consumidor na Escola de Direito de Brasília; Alessandra Camargos, gerente de Relacionamento com o Consumidor da FEBRABAN; Sillas Rivelle Jr., Presidente da Comissão de Ouvidorias da CNseg; Maria Carolina de Oliveira, Presidente da Comissão de Relações de Consumo da CNseg; e Ana Paula Santos, diretora de Sustentabilidade e Relações de Consumo da Confederação.

Durante o evento, foi sinalizado que o setor de seguros sempre buscou manter uma relação próxima com a defesa do consumidor, sendo pioneiro na implementação de relatórios de ouvidoria. Em 2022, foram registradas 213 mil demandas no sistema da CNseg em relação a demandas de ouvidoria e o setor ocupa o 8º lugar no índice de resoluções de reclamações, um resultado digno de celebração.

Em um vídeo enviado por Dyogo Oliveira, o presidente da CNseg expressou gratidão pela presença de todos e celebrou o propósito do webinar. “O setor tem uma relação muito boa com os consumidores, um baixo nível de reclamações e, melhor do que isso, 98% das reclamações são resolvidas nas ouvidorias. Espero que o webinar seja informativo, educativo e um momento de troca e conhecimento”, expressa.

Julia Normande, diretora técnica da SUSEP, parabenizou a CNseg pelo webinar e destacou o papel crucial da ouvidoria: “A ouvidoria tem um papel fundamental, escuta não só o público externo, como o público interno, e tem sido uma ferramenta muito importante para supervisão de conduta e também para saber a opinião do consumidor sobre o mercado”.

A diretora de fiscalização da ENS, Maria Helena, aproveitou o evento para refletir sobre o papel do consumidor e parabenizou os ouvidores. “Vejo nesse encontro a oportunidade de celebrar as datas, mas também, um momento de fazer uma reflexão sobre o papel do consumidor, que é o nosso termômetro. Além disso, parabenizo todos os ouvidores do Brasil por fazer tão bem o papel de ser escuta desses consumidores”.

Sillas Rivelle Jr., Presidente da Comissão de Ouvidorias da CNseg, na oportunidade, expressou sua honra com o convite e enfatizou o papel dos ouvidores como representantes dos direitos dos consumidores internamente nas corporações. “Nós como ouvidores, temos a função de sermos o representante que fala e defende os direitos do consumidores internamente, porque nos conhecemos a operação e podemos agir como foco no cliente dentro da corporação, para que o trabalho de entrega do que nosso consumidor adquiriu seja recebido, por isso nossa atividade deve ser forma transparente e imparcial”, explica.

Por fim, Emerson Del Re, diretor de Ouvidoria e Relações Institucionais da Assurant Seguradora S/A destacou o desafio de oferecer uma multiplicidade de canais para o atendimento do consumidor e a importância da integração desses canais para garantir uma melhor resolução das demandas, além de discutir a importância de levar o entendimento do seguro ao consumidor.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN