No dia 28 de maio, o Clube das Executivas do Mercado de Seguros de Pernambuco promoveu junto a Excelsior Seguros, um evento voltado à promoção de parcerias, capacitação, geração de negócios e ações de incentivo à liderança e ao empreendedorismo feminino. Reunindo profissionais de diversas áreas do setor, o encontro reforçou o protagonismo das mulheres no mercado de seguros e a importância de criar redes de apoio sólidas e transformadoras.
Joana Portela, diretora executiva de Planejamento Estratégico da Excelsior Seguros, participou do evento e destacou o papel do clube na construção de novos caminhos para a equidade de gênero no setor.
“São mulheres engajando outras mulheres a ocuparem espaços de visibilidade, mantendo uma agenda constante de troca de experiências e formação de redes de apoio. Isso tem um impacto direto na segurança e na autoconfiança de mulheres em cargos estratégicos”, afirmou.
A executiva também pontuou os avanços e os desafios ainda presentes:
“Eu sou um exemplo disso e a Excelsior Seguros também, já que sou mulher e ocupo o cargo de Diretora de Gestão e Planejamento, em uma empresa cujo quadro de colaboradoras já representa 60% do total, com mais de 54% ocupando cargos de liderança”, concluiu.
Segundo Lais Almeida, gerente comercial NE da Excelsior, o clube relatou as conexões que mais marcaram sua carreira no mercado de seguros.
“Ao longo da minha trajetória, as conexões mais marcantes foram com pessoas que me ensinaram a importância da empatia, constância e excelência no atendimento. Tive o privilégio de aprender com profissionais excepcionais, especialmente mulheres que me mostraram que é possível ser protagonista da minha história com firmeza, sensibilidade e estratégia. Essas conexões moldaram minha visão e me mostraram que sucesso se constrói em rede, declarou.
A presidente do Clube, Amanda Galindo, também destacou o impacto da atuação feminina na transformação do setor.
“A presença feminina em posições de liderança tem sido um dos principais vetores de transformação no setor de seguros. […] Temos mostrado que a diversidade não é apenas uma pauta, mas uma estratégia de transformação real — que amplia resultados, gera inovação e constrói um setor mais moderno, representativo e humano”, afirmou.
Para ela, o clube se tornou um verdadeiro espaço de pertencimento e avanço coletivo.
“Criamos um ambiente onde a escuta, a troca e o incentivo mútuo fazem florescer novas lideranças, novas ideias e novos caminhos. […] Somos um exemplo vivo de que a união feminina tem poder para revolucionar o mercado de seguros — e nosso convite é para que cada vez mais mulheres se juntem a esse movimento”, concluiu.