Notícias | 18 de junho de 2010 | Fonte: CQCS/Pedro Duarte

Ciclo de palestras para ouvidores continua hoje em São Paulo

Realizou-se ontem  (17/06) a terceira palestra para ouvidores do ciclo que teve início em abril. Com o tema “Ouvidoria como Prática de Governança Corporativa”, a palestra será ministrada por Floreal Rodriguez na sede do Sindiseg-SP (Sindicato das Empresas de Seguros, Previdência Complementar e Capitalização do Estado de São Paulo), a partir das 14h30.

O evento conta também com a participação de José Eduardo Batista (Kyoei do Brasil Cia. de Seguros) e de Carlos Manuel Martins (Royal & Sunalliance Seguros), respectivamente, mediador e debatedor.

O palestrante Floreal Rodrigues atua há 16 anos como consultor em formulação de estratégias e em comunicação com públicos de interesse. É membro e coordenador de conteúdos do grupo estratégico de governança corporativa da Câmara América de Comércio – São Paulo.

Rodriguez integra o Comitê de Comunicação do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e foi o planejador e co-autor do livro “A Dimensão Humana da Governança Corporativa”, além de ter exercido jornalismo de negócios por 20 anos, período em que foi editor da revista Exame, redator-chefe da Gazeta Mercantil e repórter da Folha de S. Paulo.

O ciclo de palestras se completará com mais duas apresentações, no Rio de Janeiro, na sede da CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Complementar e Capitalização).

No dia 8 de julho, a advogada Gabriela Asnar vai falar sobre o tema “Sistemas de Manejo de Conflitos e o Ambiente Empresarial”. Especialista no assunto, ela tem vasta experiência em mediação de conflitos empresariais, comunitários e criminais. Asnar atua como coordenadora da Comissão de Conflitos da OAB/RJ, além de ser diretora executiva da organização Partners do Brasil – Centro de Mudança e Democracia Brasil.

No dia 12 de agosto, encerrando o ciclo, será a vez de Pedro Batista Martins abordar a “Arbitragem e o Seguro no Brasil”. Dono de um vasto currículo, Martins é professor convidado e coordenador de cursos de pós-graduação da FGV (Fundação Getúlio Vargas), no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Autor de três livros sobre arbitragem e de diversos artigos publicados no campo da arbitragem e do direito comercial, ele também foi nomeado como delegado brasileiro para a Comissão Relatora do Regulamento Modelo de Arbitragem para o Mercosul, Chile e Bolívia.

De acordo com a diretora da CNSeg, Maria Elena Bidino, que vai participar como debatedora na palestra de Pedro Batista Martins, “o resultado dos debates e das propostas surgidas no ciclo servirá de matéria-prima ao plano de ação para proteção do consumidor a ser elaborado pela CNSeg”.

Na opinião dela, “o mercado segurador tem de estar voltado para ouvir seu consumidor, para atender plenamente suas expectativas, sobretudo agora que começamos a incluir as classes C e D, por meio da crescente oferta de seguros, previdência privada aberta e capitalização”.

A advogada Angélica Carlini, que já participou do ciclo como palestrante do tema “A Relação de Consumo no Seguro”, concorda que o seguro é um poderoso instrumento de paz social.

“Os consumidores em geral e, especificamente os de seguro, precisam ser cotidianamente informados para poderem compreender melhor o ato de consumir e, consequentemente, exercê-lo com mais sabedoria”, aponta Angélica.

Confira a seguir os endereços onde serão realizadas as palestras: Sindiseg-SP (Av. São João, 313 / 6º. e 7º. Andares – São Paulo – SP) e CNSeg (Rua Senador Dantas, 74 / 12º. Andar – Rio de Janeiro – RJ).

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN