A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) anuncia os seis primeiros empoderadores da Casa do Seguro, projeto inovador que posiciona o setor segurador como ator fundamental na oferta de soluções para enfrentar a transição climática. As empresas que assumem esse protagonismo são Allianz, AXA, Mapfre, Porto, Prudential e Tokio Marine.
Com o apoio desses empoderadores, a Casa do Seguro funcionará durante toda a COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em novembro, em Belém.
A iniciativa inédita no setor promoverá a conexão entre o mercado de seguros e outros segmentos econômicos, estimulando o diálogo entre agentes públicos e privados, com ampla participação da sociedade civil. A agenda da Casa do Seguro abordará o papel do setor na gestão de riscos climáticos e no financiamento de iniciativas sustentáveis.
A programação inclui debates, painéis temáticos, fóruns em parceria com entidades setoriais e organizações internacionais, reuniões bilaterais, apresentação de produtos e serviços e atividades culturais. Os principais eixos temáticos são proteção social e de investimentos, finanças sustentáveis, infraestrutura resiliente, inteligência climática, seguros & agronegócio, descarbonização da frota brasileira e seguros para o desenvolvimento industrial sustentável.
Para o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, o mercado segurador desempenha um papel essencial na transição para uma economia mais verde e resiliente. Ele ressalta que a participação do setor na COP30 reforça a importância de suas contribuições diante do agravamento das mudanças climáticas.
“A Casa do Seguro será uma vitrine do nosso papel como facilitadores de inovação e mitigadores de riscos climáticos, reforçando nosso compromisso com o futuro sustentável do planeta. Esse projeto é o ponto alto de uma estratégia de posicionamento do setor segurador nas discussões climáticas que ganhou maior expressão a partir de 2023, na COP28, em Dubai, e estabelecerá um marco em Belém”, destaca.
Sobre a Casa do Seguro
Localizada próxima ao espaço oficial da COP30, a Casa do Seguro irá aliar programação de conteúdo a iniciativas de responsabilidade social, valorizando a economia e a mão de obra locais. O projeto adota princípios de sustentabilidade, como evento neutro e resíduo zero, além de prever o uso eficiente de água e energia.
Com o suporte de seus empoderadores, a estrutura contará com 1,6 mil m² de área útil, dispondo de uma plenária com 100 lugares, seis salas de reunião, business lounges, estúdio para podcasts, sala de imprensa, espaço de convivência e área para exposições artísticas e apresentações culturais.
*Conteúdo produzido com auxílio de IA