A estratégia de marketing agressivo das associações e cooperativas de proteção veicular – que já tiveram comercial em canais do Globosat, além dos links patrocinados no Google – também se reflete em novos modelos de negócios que sugerem a reinvenção do próprio conceito de seguro pirata.
É assim que a Carsystem – referência em rastreamento e bloqueio remoto de veículos – divulga em seu site que se trata de “uma empresa prestadora de serviços de proteção veicular ativado à distância”, ao responder o item 7 das “Perguntas mais Frequentes”:“A Carsystem é uma seguradora?”.
Como aponta o corretor Wallace Ginicolo, de São Paulo/SP, o problema está na oferta de um “Pacote Plus”, que prevê reembolso para roubo e furto de automóveis, por meio da conversão do contrato de prestação de serviços em indenização por perda total “com um limite contratual estabelecido de R$ 30.000,00 no caso de carros e até R$ 10.000,00 para motos”.
Wallace conta que a Carsystem foi mencionada por um cliente. “Quando perguntei ‘qual é a seguradora que garante isso’, ele não soube dizer. Procurei no site da Carsystem e não achei informações claras sobre o assunto. Isso me despertou a curiosidade sobre como funciona tal serviço oferecido pela Carsystem, uma empresa que faz divulgação em TV, rádio e é conhecida pelo Brasil todo”, acrescenta.
O CQCS informa que já pediu informações à Carsystem e aguarda um posicionamento para esclarecimento da questão.