A paixão por relíquias sobre rodas
Os carros esportivos antigos são veículos fascinantes para os colecionadores e apaixonados por automobilismo. Com linhas marcantes, motores potentes e uma roupagem exclusiva, esses carros são verdadeiras obras de arte sobre rodas. Eventos em diversas partes do Brasil, como o encontro de clássicos no Recife Outlet, mostram que o interesse por carros esportivos antigos segue em alta. Seja em exposições, encontros especializados ou nos galpões de aficionados que investem tempo e recursos em restaurações minuciosas, esses clássicos continuam a emocionar gerações. Modelos como o BMW Z3, por exemplo, que completa 30 anos em 2025 e ficou eternizado nas telonas ao lado de James Bond, são protagonistas dessas celebrações da nostalgia automobilística. De acordo com o portal Senior Motors, modelos das décadas de 60, 70 e 80 têm ganhado destaque entre colecionadores e entusiastas, sendo admirados tanto por suas linhas icônicas quanto pela experiência de condução que proporcionam.
Restauração e cuidados para preservar carros antigos
Manter carros antigos em bom estado requer uma atenção constante, conhecimento técnico e, muitas vezes, grandes investimentos. Segundo uma matéria do UOL, a tecnologia e o acesso à informação facilitaram o cuidado com veículos clássicos, mas a tarefa ainda exige dedicação. A manutenção preventiva é fundamental para garantir a originalidade e o funcionamento desses modelos, respeitando suas particularidades mecânicas e estruturais. Allex Lourenço, curador do Dream Car Museum em São Roque (SP), é exemplo dessa dedicação e administra diariamente mais de 160 veículos, todos em pleno funcionamento, incluindo raridades como um Cadillac 1906 e um Plymouth Super Bird. Para manter tudo operando, ele segue um cronograma rigoroso de revisões, cuidando especialmente da bateria, do óleo e do combustível — inclusive evitando tanques cheios. A escolha de peças também é importante e, para preservar o valor histórico, os componentes originais são priorizados. Conforme a matéria, o crescimento do mercado de peças clássicas e oficinas especializadas, como a MAC Aerografia, ajuda na restauração de modelos raros e na fabricação artesanal de peças indisponíveis.
Modelos clássicos ganham nova vida com motor elétrico
Preservar um carro clássico em sua configuração original sempre foi prioridade entre colecionadores. Por outro lado, muitos modelos vêm passando por atualizações ousadas, como a conversão para sistemas elétricos. O UOL revelou em uma outra matéria que a prática vem ganhando força entre entusiastas que buscam unir estética vintage à sustentabilidade. O ator Jason Momoa, famoso por interpretar o Aquaman nos cinemas, apareceu com um Rolls-Royce Phantom II 1929 convertido em elétrico, obra da britânica Electrogenic. A empresa também eletrificou modelos raros como Jaguar E-Type, Porsche 356 e Citroën DS. Já nos EUA, empresas como a Ampere EV e a NAEV adaptam veículos icônicos como o DeLorean, o Hummer e muscle cars como Camaro e Mustang. Até marcas de luxo, como Aston Martin e Ferrari, têm aderido à onda, com destaque para o DB5 do 007 convertido pela Lunaz. As oficinas britânicas lideram o setor, mas os EUA vêm ganhando espaço nesse mercado, que une sofisticação técnica e altos investimentos. Uma conversão completa exige mais do que trocar o motor: sistemas como freios, direção e suspensão precisam ser atualizados para manter a segurança e o desempenho, o que eleva os custos e pode ultrapassar US$ 350 mil em projetos mais refinados, como os feitos pela Everatti com o Porsche 911. Apesar do preço elevado, tornar esses clássicos em veículos elétricos permite que os condutores rodem com carros diferenciados, mais seguros e ecologicamente atualizados, sem abrir mão do charme retrô.
Seguro para carros antigos: obstáculos e avanços
Apesar do valor histórico e emocional, fazer seguro de um carro antigo ainda é tarefa árdua. Conforme relata a Quatro Rodas, o processo envolve apólices personalizadas, avaliações criteriosas e, muitas vezes, limitações no uso diário do veículo. Contudo, desde 2024, houve avanços significativos: veículos fabricados até 1995 agora têm acesso a seguros específicos, voltados à proteção durante eventos, pequenos trajetos e armazenamento seguro, conforme destacou o portal Notícias do Seguro. Modelos como Chevrolet S10, Blazer e Kadett Sport, além dos Volkswagen Gol GTi 16v e Parati, já podem receber a cobiçada “placa preta”, desde que mantenham 80% das características originais e possuam o certificado de originalidade emitido pelo Denatran. O seguro para esses veículos é essencial e, em muitos casos, mais barato que o seguro convencional, já que esses carros circulam pouco, têm menor risco de sinistro e são bem cuidados. Porém, há critérios rigorosos: o dono precisa ter mais de 25 anos, experiência de ao menos 5 anos de habilitação, outro veículo para uso diário, e garantir boas condições de conservação e segurança para o clássico, que não pode ter uso comercial. Entre os modelos com mais placas pretas no Brasil, o Fusca lidera, seguido por Opala e Gol. Com a nova regulamentação, pode ser a hora de resgatar aquele clássico esquecido na garagem.
Cobertura personalizada para proprietários de carros esportivos antigos
A seguradora britânica Peter James Insurance firmou uma parceria exclusiva com o Vintage Sports-Car Club para oferecer um plano de seguro feito sob medida para colecionadores de carros esportivos antigos, de acordo com uma publicação do Insurance Times. Lançado em 1º de maio de 2025, o novo esquema traz benefícios como tarifas especiais para membros, cobertura para pane no Reino Unido e Europa, proteção para ferramentas e peças de reposição, possibilidade de autorreparo, cobertura legal e para veículos que não estão em circulação, além de descontos por baixa quilometragem. Segundo Dave Youngs, diretor da seguradora, o plano foi desenvolvido em conjunto com o clube para atender de forma precisa às necessidades dos entusiastas, protegendo os veículos históricos e promovendo sua preservação para as próximas gerações. A iniciativa segue outras parcerias da Peter James com clubes como o MG Car Club e o Morgan Sports Car Club. Além de oferecer cobertura diferenciada, a parceria visa atrair novos membros e incentivar a participação de jovens no universo dos carros vintage, fortalecendo a comunidade e o futuro do automobilismo clássico.
Clássicos que cruzam o tempo
Os carros esportivos antigos são símbolos de uma era e de uma cultura automotiva que despertam paixão e nostalgia. Cada modelo, com suas linhas elegantes e motorizações características, carrega uma história que se estende para além das ruas, tocando o coração de colecionadores e entusiastas. No entanto, preservar esses ícones é um desafio que vai além da restauração, exigindo cuidados específicos e proteção adequada. Felizmente, o mercado de seguros tem se adaptado a essas necessidades, oferecendo soluções mais personalizadas e acessíveis para garantir a preservação desses bens valiosos. Com apólices que cobrem exposições até o armazenamento seguro e a proteção durante deslocamentos, esses seguros possibilitam a preservação do legado automotivo. Embora os desafios na manutenção e no seguro de carros antigos ainda existam, as inovações nesse setor mostram que é possível proteger esses veículos com soluções sob medida. Dessa forma, os carros esportivos antigos podem continuar existindo, enquanto usuários desfrutam de uma proteção que atende às suas necessidades.