Notícias | 26 de fevereiro de 2004 | Fonte: Gazeta Mercantil

Brasilveículos fatura R$ 561 milhões

A Brasilveículos Companhia de Seguros, resultado da associação da SulAmérica Seguros e do Banco do Brasil, por meio da Brasilseg Participações, obteve lucro líquido de R$ 25,6 milhões em 2003, resultado inferior aos R$ 36,5 milhões do ano anterior. O retorno ao acionista foi de 15,8%.

Segundo Antonio Luiz, presidente da Brasilveículos, o lucro foi impactado por reajustes financeiros, como o reforço das reservas em R$ 6 milhões e por um acréscimo de R$ 4 milhões na provisão de demanda judicial. “Além desses fatores, a empresa privilegiou a gestão do risco de mercado em sua nova política de investimentos, estabelecendo limites de aplicação em ativos que oferecessem fluxo de caixa adequado e proteção financeira para a variação de custos dos passivos atuariais”, disse, referindo-se as ações da Telemar que o grupo tem em carteira.

Em termos operacionais, a seguradora sofreu mais o impacto da queda nas vendas de veículos zero quilômetro, de 3,4% segundo a Anfavea, do que outros concorrentes, em função de operar exclusivamente com a carteira. A sinistralidade evoluiu para 70,1%, impactando negativamente o desem-penho da carteira.

Mesmo com tais indicadores, o índice combinado foi de 100,86%, abaixo da média do setor. O faturamento registrou alta de 15%, para R$ 561 milhões em 2003. O índice ficou seis pontos percentuais acima do crescimento do setor, que somou prêmios de R$ 8,9 bilhões, 9% acima da receita de 2002. Segundo o balanço, a Brasilveículos detém 5% de participação no mercado e uma frota segurada de 500 mil veículos, 12,5% maior da registrada no ano anterior.

As atividades ligadas a seguro, previdência e capitalização tiveram um desempenho melhor em 2003 e passaram a ter um peso maior na receita do Banco do Brasil. Segundo Luiz, o esforço da empresa em 2004 está em lançar serviços para melhorar o atendimento ao segurado e isso envolve dois de seus principais fornecedores: a SulAmérica, responsável pelas indenizações, e as oficinas mecânicas. O grupo também estimula o aperfeiçoamento no atendimento por meio da ouvidoria, criada no início de 2003.

Em 2004, a seguradora pretende repetir os investimentos realizados em 2003, de R$ 1,5 milhão, em ações de marketing esportivo e cultural. Só para o Fome Zero, onde uma parcela do prêmio da renovação da apólice pela internet é destinado ao programa, foram R$ 30 mil, de agosto a dezembro do ano passado. A Brasilveículos criou um hot site de responsabilidade social (www.seguroouroauto.com.br) onde estão todas as ações da companhia. O objetivo é conquistar entre os 447 funcionários o maior número de adeptos aos projetos de cunho social.

Autor: Denise Bueno

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