Notícias | 9 de março de 2004 | Fonte: RTJSA

Brasilprev comemora bom desempenho em 2003

A Brasilprev Seguros e Previdência registrou, no ano de 2003, um valor total de arrecadação de R$ 1,457 bilhão, apresentando um crescimento de 43% em relação ao ano de 2002. Durante o segundo semestre de 2003, a Brasilprev teve um crescimento de 49,6%, contra o crescimento de 40,4% do mercado. Essa arrecadação, recorde nos dez anos de existência da empresa, aliada a um programa de gerenciamento estratégico de custos e mudança de modelo de gestão, gerou o lucro de R$ 52 milhões, também recorde. A carteira de investimentos da empresa atingiu o patamar de R$ 5,586 bilhões no final de 2003, um aumento de 47,6% em relação a 2002.
A rentabilidade sobre o patrimônio líquido da empresa evoluiu para 35,9%, saindo de 26,3% em 2002. Para Eduardo Bom Angelo, presidente da Brasilprev, o crescimento da arrecadação dos planos de previdência da empresa foi, em parte, devido ao aumento da procura espontânea por parte da população em geral, motivada pelo debate em torno da Reforma da Previdência, mas principalmente pela bem-sucedida campanha de vendas das agências do Banco do Brasil, o principal canal de distribuição dos planos da Brasilprev. São 3.026 agências em todo território nacional atendendo a 17 milhões de clientes e administrando uma carteira de cerca R$ 215 bilhões.? É um importante diferencial poder contar a contribuição da maior instituição financeira da América Latina?, destaca.

A Brasilprev é a segunda maior empresa do mercado em carteira de investimentos, com 10% do market share. ?Atualmente, contamos com 1,178 milhão de clientes e esperamos continuar crescendo em 2004?, afirma Bom Angelo. A empresa conquistou 292 mil novos clientes em 2003, sendo responsável por 24% do crescimento total do mercado de previdência complementar. Esse número representou um crescimento de 33% da base de clientes, em relação a 2002.

Bom Angelo explica que o lançamento do produto VGBL, em abril de 2003, também foi um fator determinante para o crescimento da empresa, ?O VGBL já responde por 16% da nossa arrecadação total, com somente nove meses de lançamento?, completa. Os planos VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) e PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) foram responsáveis por 52% do total arrecadado. Neste período, o PGBL angariou um total de R$ 533,8 milhões, apontando para um aumento de 77% em relação ao ano passado. Somente o VGBL, cujas vendas foram iniciadas em abril deste ano, teve uma arrecadação de R$ 231,3 milhões.

O presidente da Brasilprev destaca também os investimentos realizados na reestruturação de algumas áreas, como a de vendas empresariais. ?Nossas vendas de varejo estão muito bem graças à parceria com o Banco do Brasil, por isso decidimos fortalecer também as vendas empresariais?, diz .

O resultado foi um aumento de 60% na arrecadação desse segmento, que foi de R$ 177,6 milhões em 2003. Hoje, o varejo responde por 12% da receita da empresa, mas a expectativa de Bom Angelo é de um aumento dessa participação em 2005.

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