A Bradesco Vida e Previdência reformulou sua linha de produtos para se adequar à nova tributação e lançou o primeiro Plano com Remuneração Garantida e Performance (PRGP) entre as seguradoras ligadas a bancos. A companhia está anunciando nesta segunda-feira duas versões do PRGP e uma nova versão do plano direcionado ao pagamento de pensão aos filhos em caso de falecimento dos pais (comercialmente chamado “De Pai para Filho”).
Regulamentado há dois anos pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), o PRGP – que também tem uma versão VRGP – é um plano de contribuição definida no modelo PGBL e VGBL. A diferença é a rentabilidade garantida que, no produto da Bradesco, será de 4% ao ano mais a variação do IGP-M. A companhia tem um plano de previdência tradicional (com benefício definido) com renda garantida de IGP-M mais 6% em estoque, mas deixou de comercializar novos planos dessa modalidade há cerca de dois anos.
O PRGP da Bradesco terá uma cobertura de seguro acoplada ao plano, que garantirá o reembolso do Imposto de Renda (IR) caso o participante queira resgatar antecipadamente os valores depositados. O resgate, no entanto, está restrito ao prazo de carência de 60 dias (de todos os planos de previdência) e à comprovação por documentos e atestados de que a finalidade é tratamento médico de doenças graves como problemas do coração, câncer e AIDS, explicou Marco Antonio Rossi, presidente da seguradora.
A aplicação mínima no PRGP e VRGP da Bradesco será de R$ 10 mil. As taxas de administração variam de 1% a 3% ao ano, cobradas diariamente, e as taxas de carregamento variam de 0,5% a 2% sobre o valor da contribuição. Não há cobrança adicional para cobertura do seguro que garantirá o reembolso do IR, garantiu Rossi. Segundo ele, toda a linha de planos foi adaptada para a nova tributação da previdência complementar privada que entrou em vigor em 1º de janeiro.
A nova legislação do IR que incide nos planos de previdência, aprovada pelo Congresso em dezembro, prevê um sistema de alíquotas decrescentes de 35% até 10%, quanto mais tempo o dinheiro permanecer aplicado. O estímulo dado pelo governo às aplicações de longo prazo é que incentivaram o lançamento do PRGP, disse Rossi. “O longo prazo é o que mais combina com a rentabilidade garantida”, disse o presidente da Bradesco, frisando que o produto é voltado para aplicadores de perfil mais conservador.