Notícias | 18 de setembro de 2003 | Fonte: Gazeta Mercantil

Bradesco detém 25% das vendas

Grupo mantém a liderança, com prêmios de R$ 5,1 bilhões até julho, seguido pela Sul América. O grupo Bradesco Seguros manteve a liderança no ranking de vendas de seguros de janeiro a julho deste ano, com prêmios de R$ 5,1 bilhões, o que representa 25,4% do volume de prêmios totais, de R$ 20,4 bilhões no período. “Enquanto o mercado como um todo evoluiu 23,1%, a produção da Bradesco avançou 39,1%, com crescimento equilibrado entre todos os produtos”, disse Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente da Bradesco Seguros.
A Sul América Seguros, associada ao ING, ocupa a segunda colocação no ranking geral de vendas, com prêmios de R$ 3,1 bilhões, o que lhe dá uma participação de 15,3% dos prêmios totais. Até o início de 2002, a disputa entre Bradesco e Sul América era muito acirrada. No entanto, o lançamento pela Bradesco em março do ano passado do Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL), um produto de acumulação de renda, fez com que ela disparasse no ranking. O VGBL representou R$ 1,5 bilhão dos prêmios totais da Bradesco até julho. Na Sul América, o VGBL gerou prêmios de R$ 99,6 milhões no mesmo período. Ou seja: tirando o VGBL do faturamento de ambas, a diferença cai de R$ 2,05 bilhões para R$ 611 milhões. Mas mesmo a distância entre elas ainda é grande. Chega a representar quase o faturamento da sétima maior seguradora do Brasil.
A Itaú Seguros, terceira maior, registrou prêmios de R$ 2,014 bilhões, o melhor índice de crescimento entre as dez maiores companhias, de 67,6%, comparando janeiro a julho de 2002 e 2003. A Unibanco-AIG Seguros ocupou a quarta colocação até julho, com prêmios de R$ 1,51 bilhão, crescimento de 43,4% em relação aos sete primeiros meses de 2002. A Porto Seguro Seguros vem em quinto lugar, com vendas de R$ 1,24 bilhão, o que representa market share de 6,1%.
A Caixa Seguros ocupa a sexta colocação, com prêmios de R$ 736 milhões, beneficiada pela carteira de seguro habitacional, que chega a representar mais de 40% das vendas totais. A Caixa registrou o terceiro maior índice de crescimento de vendas, de 41%. A AGF Brasil Seguros vem em sétimo lugar, com prêmios totais de R$ 653 milhões até julho, 1,9% acima do volume registrado no mesmo período anterior.
A Real Seguros, do grupo ABN Amro, registrou vendas de R$ 577 milhões até julho, o que corresponde a 2,8% da produção do setor e evolução de 16,3% comparado ao volume obtido de janeiro a julho de 2002. A Mapfre Vera Cruz Seguradora ocupou a nona colocação no ranking do setor, com vendas de R$ 560 milhões, 25,2% acima do resultado do período anterior. A HSBC Brasil Seguros, décima maior seguradora, foi a única entre as dez que registrou índice negativo, com o volume de prêmios recuando 4,6%, para R$ 500 milhões até julho deste ano.
Automóvel, vida e saúde
O seguro automóvel movimentou prêmios de R$ 5,1 bilhões até julho, crescimento nominal de 8,3% em relação ao mesmo período anterior. A Bradesco lidera as vendas de seguro de carros, com prêmios de R$ 1,02 bilhão. Em segundo vem a Porto Seguro, com R$ 828 milhões, seguida pela Sul América, com R$ 816 milhões.
A Bradesco lidera a venda de seguro de vida e acidentes pessoais, que totalizaram R$ 3,4 bilhões, com prêmios de R$ 579 milhões. A Aliança do Brasil, ligada ao Banco do Brasil, vem em segundo, com R$ 311 milhões, seguida pela Itaú, com R$ 273 milhões. A Bradesco detém a liderança nas vendas de VGBL, com R$ 1,5 bilhão, seguida pela Itaú, com R$ 727 milhões. Em saúde, com prêmios totais de R$ 3,8 bilhões, a líder é a Sul América, com prêmios de R$ 1,6 bilhão, seguida pela Bradesco, com R$ 1,48 bilhão.
Em riscos patrimoniais, a Unibanco lidera, com R$ 354 milhões, seguida pela Bradesco, com R$ 311 milhões, e pela Itaú, com R$ 217 milhões.
(Finanças & Mercados/Página B2)(Denise Bueno)

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