Notícias | 1 de fevereiro de 2007 | Fonte: Folha Online

Bovespa lança papel com “seguro” contra forte queda de ação

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) lançou hoje um produto inédito no mercado de renda variável: o POP (Proteção do Investimento com Participação), que proporciona ao investidor uma proteção contra eventuais perdas nas aplicações em ações.

A iniciativa, adotada em conjunto com a CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), visa atrair para o mercado de ações os investidores que têm aversão ao risco e fogem da volatilidade da Bolsa de Valores, além de estimular o segmento de renda variável no Brasil.

Na prática, o POP será composto por três instrumentos do mercado de renda variável: uma ação no mercado à vista, uma opção de compra (denominada call) e uma opção de venda (put).

Ou seja, no caso de queda do preço de uma ação, o investidor que comprou o papel tem a garantia de poder vendê-lo pelo mesmo valor que o adquiriu no mercado à vista. Por outro lado, se a ação subir, ele deve abrir mão de parte dos seus ganhos.

O novo produto, que começa a ser negociado no dia 2 de fevereiro, será voltado para pessoas físicas ou institucionais.

O preço do novo produto deverá ser definido no mercado de acordo com a oferta e demanda. Contará também na formação de preço as expectativas dos agentes com os parâmetros que envolvem determinados papéis.

Por exemplo, imagine que uma ação da Petrobras custe R$ 50 no mercado à vista e haja um POP da Petrobras com R$ 45 de capital protegido, com prazo de um ano e participação de 80% nos lucros. Se o POP da Petrobras custar em torno de R$ 48 e por causa de alguma crise o papel da empresa cair para R$ 20, o investidor perde apenas R$ 3, já que tem a opção de vender a ação por R$ 45 de acordo com o previsto no contrato.

Já, por exemplo, se a ação subir para R$ 100, o investidor que comprou o papel diretamente por R$ 50, tem um ganho de R$ 50.

Para quem adquiriu um POP da Petrobras, se o papel subir para R$ 100, o ganho será de R$ 45 mais 80% da diferença entre este valor e o novo preço da ação da Petrobras, ou seja, R$ 89.

Portanto, o investidor que pagou R$ 48 no POP, tem um ganho de R$ 41. A diferença de R$ 9 em relação ao ganho de R$ 50 de quem comprou diretamente a ação serve para pagar a proteção do investidor.

A cada mês, devem ser lançados na Bovespa ao menos dois POPs –com vencimentos de seis e 12 meses– para os sete papéis mais negociados do mercado mais o PIBB (fundo de investimento lançado pelo BNDES).

Esse novo produto é uma alternativa para quem nunca comprou ações, pois funcionará como um teste para os novos investidores, já que ele poderá aprender a operar neste mercado sem correr grandes riscos.

Esta é mais uma iniciativa da Bovespa com o intuito de popularizar o mercado de ações brasileiro. Desde 2001, a Bolsa paulista vem desenvolvendo diversos programas e produtos para tornar o mercado acionário mais atrativo ao investidor pessoa física.

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