A modalidade é uma das que mais cresce no país; informação ampla e focada é fundamental para os corretores.
O seguro garantia está em acelerado crescimento no País. Nos últimos cinco anos, a modalidade registrou crescimento de 400%, com uma carteira cada vez maior de clientes públicos e privados. Mesmo assim, os negócios ainda representam menos de 1% do mercado nacional de seguros. O aumento da demanda, de acordo com executivos do setor, deve concentrar-se em negócios vinculados às Parcerias Público-Privadas (PPPs), em ações judiciais, no mercado imobiliário, na indústria e agricultura.
O maior desafio para o corretor de seguros é a falta de informações sobre todo o espectro de cobertura, o que deixa um vácuo na preparação para lidar com o assunto. “O ramo garantia possui conceitos diferentes do seguro tradicional”, explica Luciana Natividade, gerente da Berkley International Brasil.
Desde junho, a empresa oferece cursos de capacitação para os profissionais de seguro interessados em atuar no ramo garantia e que buscam ampliar sua carteira de clientes. “Nosso foco gira em torno de corretores que trabalham com pessoas jurídicas”, explica Luciana.
O treinamento é destinado a dois grupos de corretores. Os novatos recebem orientações básicas para aplicação das apólices, enquanto os profissionais mais experientes recebem informações sobre novos produtos e nichos de mercado que podem vir a ser explorados. “Verificamos que o treinamento auxilia o corretor a identificar grandes oportunidades dentro de sua própria carteira”, destaca a gerente da Berkley.
Segundo ela, existe a necessidade de oferecer esse suporte aos profissionais porque há pouca literatura e cursos disponíveis sobre o assunto. “Isso dificulta a disseminação do seguro garantia. Percebemos que existem muitos corretores que gostariam de trabalhar com esse ramo, mas acabam desistindo e voltando à rotina do seguro tradicional, que é muito diferente”, afirma Luciana.
Segundo a gerente da Berkley, a empresa tem se preocupado em oferecer orientações mercadológicas aos participantes, sejam eles profissionais iniciantes ou experientes. “Uma das mais fortes características de nossos treinamentos é ensinar os corretores a identificar as oportunidades de negócio e aproveitá-las”, diz Luciana.
A Berkley International Brasil faz parte do grupo W. R. Berkley Co., que no ano passado emitiu prêmios no valor de US$ 6 bilhões nos mercados dos Estados Unidos, Europa, Argentina e Filipinas, e que aparece entre as 20 maiores seguradoras dos EUA.