A pesquisa Pulso RH, realizada em parceria com a BP (A Beneficência Portuguesa de São Paulo), Caju, Grupo Fleury, Gupy, O Futuro das Coisas e Zazos, entrevistou 1.000 pessoas e revelou que empresas que priorizam o bem-estar físico e mental dos colaboradores têm maior engajamento interno: 70% dos participantes avaliaram sua saúde como “boa” ou “ótima”.
Fundada em 2020 durante a pandemia de Covid-19, a healthtech Elfie desenvolve soluções para monitoramento de saúde e prevenção de complicações médicas, e recentemente lançou o “ElfieWorks” para empresas, visando acompanhar de forma contínua a saúde e o bem-estar dos colaboradores e garantir ações de saúde preventiva, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, além de municiar o RH ou área médica da empresa com informações da saúde do time atualizadas de forma online e apresentar de maneira quantitativa os benefícios com redução de absenteísmo e custos médicos.
Luiz Rodrigo Cartolano, Alliance & Sales Director LATAM da Elfie, explica que a empresa, a princípio, lançou um aplicativo direcionado para doentes crônicos, focado na hipertensão e posteriormente incluindo outras condições. Os resultados feitos pelo app geraram pesquisas médicas que, posteriormente, trouxeram repercussões clínicas de melhora dos pacientes monitorados, que levou a Elfie a desenvolver uma solução ainda mais tecnológica e robusta, para expandir o alcance e os benefícios que o app propícia para seus usuários.
Com a criação do ElfieWorks, distribuído exclusivamente através de uma parceria global com a WTW, a Elfie expandiu seu escopo para além do monitoramento de doenças crônicas, incluindo funcionalidades para o controle de remédios, saúde mental e bem-estar (atividades físicas, sono, nutrição, perda de peso, etc), sempre monitorado com o suporte de inteligência artificial e experiência do usuário de alta qualidade.
O Elfie Works tem todas as funcionalidades que já existem na versão básica, com um “Plus”: uma série de ferramentas exclusivas, com maior investimento em tecnologia.
“O aplicativo se tornou muito robusto, e nós decidimos fazer parcerias com empresas especializadas em tecnologia com inteligência artificial para celulares”, afirma Cartolano. “Colocamos, por exemplo, dois scanners dentro do celular: um para fazer uma leitura do rosto, que mede saúde e estresse; e outro que faz a leitura do corpo, trazendo uma visão da distribuição e percentual de gordura pelo corpo”, detalha o executivo.
O nível de assertividade das medições, segundo o diretor, sempre foi prioridade na seleção de prestadores, empresas que trabalham com algoritmos há muito tempo.
De acordo com Cartolano, quando uma empresa contrata a ferramenta da Elfie, os colaboradores têm acesso à avaliação de saúde (de 2 minutos) criada por médicos de renome, para, posteriormente, conquistarem um “score de saúde” e uma sugestão de planos de monitoramento (no final, cada usuário decide o que quer monitorar). A criação do Score de Saúde nesta etapa do processo teve a participação do cardiologista e especialista em ensaios clínicos Otavio Berwanger, hoje diretor executivo do The George Institute for Global Health, no Reino Unido, e envolvido com Saúde Pública no Imperial College London. Antes de ingressar no instituto, foi diretor da Academic Research Organization (ARO) do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, Brasil.
O RH consegue acompanhar o Score de Saúde da empresa, e todos indicadores monitoráveis com diferentes visões: todos os usuários, departamentos, faixa etária e gênero. Essa análise é atualizada toda vez que há monitoramento da saúde, apresentando a evolução da saúde da empresa, através de uma visão comparativa no tempo.
Mas não para por aí. A Elfie incorporou a gamificação à aplicação, considerando que o principal fator de sucesso do programa é a mudança de hábitos da população, que passa a cuidar da saúde, e a gamificação com recompensas é chave para o sucesso. “Toda vez que você interage com a ferramenta, você ganha moedas que podem ser trocadas por produtos ou descontos. Você tem acesso a sorteios que estão conectados com a frequência de participação da pessoa semanal e mensal. Nós temos a opção de doação de moedas para instituições de caridade que estão no Brasil e no mundo. Você também pode criar exclusivamente competições dentro da empresa, individuais, por departamentos ou por equipes”, explica o executivo.
Medidas preventivas na prestação de cuidados aos funcionários
Olavo Linhares, diretor de Clientes de Saúde e Benefícios da WTW Brasil, aponta que o objetivo é fazer com que as pessoas sejam protagonistas de sua saúde, com hábitos saudáveis presentes em sua vida. “Com o aplicativo, o usuário pode traçar metas de peso, alimentação, atividades físicas, acompanhar a pressão arterial e a glicemia, além de poder ter um escaneamento facial para avaliação do seu índice de bem-estar ou estresse”, detalha. Ainda segundo o executivo, é desta forma que a empresa poderá não só adotar medidas preventivas no que diz respeito a prestação de cuidados ao funcionário, como promoverá melhora em seus resultados, em termos de saúde.
Para Cartolano, ter uma população com uma saúde melhorada impacta diretamente em custos médicos e diretamente no absenteísmo. Sendo assim, a plataforma da Elfie desponta como uma opção para as empresas contribuírem para uma sociedade com uma maior qualidade de vida e previsibilidade sobre os principais problemas que os colaboradores podem lidar, além de aprimorar o controle de custos com saúde.
Conheça aqui as soluções da Elfie.