Notícias | 4 de setembro de 2023 | Fonte: CQCS | Juliana Winge

BB Seguros traz ao Brasil exposição da artista chinesa Cao Fei

A artista chinesa Cao Fei desembarca com a exposição “Cao Fei: O Futuro Não É Um Sonho”, na Grande Galeria do novo edifício da Pinacoteca, a Pina Contemporânea, em São Paulo, a partir do dia 2 de setembro. A mostra, que tem patrocínio BB Seguros, reúne  quatro conjuntos de trabalhos que analisam o modo como as rápidas mudanças sociais do século XXI, atravessadas pelo intensivo uso das tecnologias, vem afetando a subjetividade e as experiências humanas.

“A BB Seguros é comprometida no apoio a projetos culturais e o aspecto educacional é prioritário no processo de escolha daqueles que decidimos respaldar”, afirma Fabio Mourão, Superintendente Comercial e de Marketing da Brasilseg, uma empresa BB Seguros. “Temos como premissa democratizar o acesso à cultura e temos orgulho de dar suporte à atração, que acreditamos que será um sucesso”, complementa o excutivo. A exposição “Cao Fei: O Futuro Não É Um Sonho” é a primeira patrocinada pela BB Seguros na Pina Contemporânea, o novo espaço do complexo, e Mourão ressalta que, além dela, a seguradora é apoiadora recorrente do Núcleo Educativo da Pinacoteca.

Cao Fei é considerada uma das artistas mais expressivas da contemporaneidade, pioneira nos experimentos em arte feita para a Internet e em diferentes meios tecnológicos. A exposição na Pinacoteca vai traçar um recorte que cobre desde os seus primeiros trabalhos, até os mais recentes, a partir de sua extensa pesquisa sobre transformações tecnológicas, automação e urbanização na China. Com curadoria de Pollyana Quintella, o espaço expositivo será organizado de maneira imersiva.

Quatro grandes temas orientam a mostra: manufatura e globalização; o passado e o presente do mundo virtual; memórias do socialismo e sci-fi; e Urbanização e distopia. O primeiro núcleo da mostra, intitulado “O Passado e o Presente do Mundo Virtual”, apresenta um de seus trabalhos mais conhecidos, o filme RMB City (2007). A partir de experimentos no Second Life, uma plataforma virtual que simula a vida real a partir da interação de avatares, Cao Fei construiu uma enorme cidade com diversas referências à China real, aberta ao público de 2009 a 2011 e tida como um grande experimento teste das relações entre o real o virtual.

Cao Fei: o futuro não é um sonho

Pinacoteca Contemporânea (Grande Galeria)

Período: 2 de setembro de 2023 a 14 de abril de 2024

Curadoria: Pollyana Quintella 

Dias e horários: de quarta a segunda, das 10h às 18h (entrada até às 17h) 

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada) 

Gratuito aos sábados

Ingresso único, com acesso aos três edifícios — válido somente para o dia marcado no ingresso. Quintas-feiras com horário estendido B3 na Pina Luz, das 10h às 20h (gratuito a partir das 18h)

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN