Empresa traz novo modelo de assistência a pacientes que otimiza os recursos das operadoras
Melhorar e estabilizar a saúde e a qualidade de vida de pacientes crônicos e, como conseqüência, otimizar a utilização dos recursos das operadoras e gerar grande economia. Esses são os dois principais conceitos que regem a AxisMed, empresa que traz ao Brasil técnicas inéditas de medicina preventiva e de assistência total a doentes crônicos. Trata-se de uma empresa voltada para a Gestão do Risco Populacional Integrada à Rede (GRP) e o Gerenciamento de Doenças Crônicas (GDC), por meio de seu programa denominado Praxis.
O trabalho da AxisMed é feito em parceria com as Operadoras de Saúde e o objetivo é evitar que os doentes de alto risco tornem-se pacientes de alto custo. Visa, também, que não haja reincidência da doença em pacientes com a saúde já equilibrada. O primeiro passo é mostrar às operadoras onde estão concentrados seus gastos. Dentre a parcela da população que utiliza as operadoras de saúde, apenas 10% são responsáveis por 70% dos custos assistenciais dessas empresas. “Dentro desse percentual, as pessoas que apresentam doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, entre outras, são a maioria, ou seja, as que consomem maior volume de recursos”, explica Fabio de Souza Abreu, diretor-executivo da AxisMed.
O monitoramento realizado pela AxisMed rende bons frutos não só para os doentes crônicos, que controlam melhor sua saúde, mas, também, para as operadoras de saúde. “Com o trabalho realizado junto a pessoas com doenças crônicas, a economia líquida de uma operadora pode chegar a 40% no ano”, afirma o diretor-executivo da AxisMed.