A Amazon Web Services (AWS) realizou, nesta quarta-feira (14), o quarto episódio do AWS Talk Show | Serviços Financeiros. Com o mote “Analytics e Intelligence: de dados até a IA Generativa”, o programa, que foi mediado por Aline Bassan, FSI Account Manager, teve a participação de Gabriela Tourinho, diretora de IT e IA no BTG Pactual, e Thábata Sakurai, diretora de IT e dados no BTG Pactual.
Gabriela Tourinho afirmou que a inteligência artificial generativa é uma ferramenta poderosa, que abre novas portas e possibilidades. Apesar disso, a diretora de IT e IA no BTG Pactual pontua que, em um contexto corporativo, as empresas devem buscar utilizar a ferramenta da maneira correta. “É preciso entender as limitações e quais contextos que ela está sendo bem desenvolvida”, disse. Além disso, de acordo com a especialista, as principais dicas para ter sucesso nos processos são ter boas premissas, saber onde a IA generativa entra no processo, qual dor ela resolve e pra onde vai a métrica.
Também especialista no assunto, Thábata Sakurai acredita que, atualmente, uma empresa deve investir no uso da tecnologia em todos os segmentos. “Big Data não é mais um diferencial de uma empresa. Isso diz muito sobre o quão bem a empresa utiliza os dados, o quão está bem direcionada e o quanto consegue distribuir na corporação e não só a equipe de dados”, explica. A diretora de IT e dados no BTG Pactual também conta como acontece no banco, destacando que é necessário estar sempre antenado no que está no mercado. “A gente conta com parceiros, como a própria AWS, e estamos atualizados com vocês o que é de mais recente”, disse.
O episódio reforçou a importância de tratar dados e inteligência artificial como pilares estratégicos para a inovação nas empresas. Mais do que adotar tecnologias de ponta, o verdadeiro diferencial está em integrá-las de forma inteligente aos processos, com objetivos claros, métricas definidas e cultura organizacional orientada por dados.
Para conferir mais informações e reservar vaga para o próximo episódio, acesse.