Notícias | 22 de dezembro de 2021 | Fonte: Segs

As 6 melhores dicas na hora de contratar um seguro residencial

Pensando em contar com um seguro para a sua casa? Não feche negócio antes de ler nossas melhores dicas para contratar um seguro residência!

Nossa casa é o nosso local de segurança. Entretanto, imprevistos podem acontecer, colocando em risco a estabilidade do lar. Para lidar com esse tipo de situação, existe o seguro residencial.

O seguro residencial é um tipo de serviço oferecido pela maioria das seguradoras do país, em que o proprietário de uma casa paga um valor anual, e tem a tranquilidade de contar com apoio caso algo aconteça.

E como toda contratação de serviço, na hora de fechar um seguro residencial é importante estar atento aos detalhes.

Veja, a seguir, as 6 melhores dicas para contratar um seguro residencial, para garantir que você está fazendo a melhor escolha.

1. Orce com mais de uma empresa

A primeira dica na hora de contratar um seguro residencial é buscar por mais de uma empresa seguradora para fazer uma cotação.

Essa dica é interessante porque cada marca costuma atuar de uma maneira, seja na inclusão de coberturas ou no atendimento personalizado.

Quem tem um agente de seguros, normalmente pode deixar essa tarefa para o profissional. Assim, ele mesmo vai buscar as melhores opções dentro das características que você estipular.

2. Responda o questionário com sinceridade

Embora as empresas de seguro tenham seus diferenciais, algo que todas têm em comum é o envio de um questionário para o interessado na cobertura.

Nesse questionário, a pessoa precisa responder quais são as características da residência, o endereço, as preferências de seguro, enfim.

Em alguns casos, a seguradora pode solicitar a planta baixa da residência. Para quem não tem esse documento em mãos, é possível usar programas para reproduzir os detalhes da casa.

No software Wondershare EdrawMax, por exemplo, existem ferramentas para criar plantas residências em uma interface simples de usar e bastante intuitiva. O programa também consegue ler arquivos de alguns formatos específicos, o que pode facilitar caso você tenha o documento virtual da sua planta, enviada pelo engenheiro.

3. Entenda as coberturas

O seguro residencial se enquadra no chamado seguro compreensivo, o que significa que existem diversos tipos de coberturas, dependendo da necessidade de cada pessoa.

A cobertura básica, que é oferecida pela maioria das seguradoras, prevê casos de incêndio, queda de raios e explosão.

Caso queira, você pode solicitar outros tipos de cobertura, que vão de situações de alagamento, passando por impacto de veículos, até queda de aeronave.

Em alguns pacotes, as seguradoras incluem serviços extras, como limpeza de caixa d’água, consertos hidráulicos, chaveiro, entre outros “extras”.

4. Avalie os orçamentos

Depois de solicitar e receber os orçamentos, dando uma atenção a mais na parte de coberturas, é hora de avaliar os custos envolvidos.

Como um seguro residencial envolve muitos detalhes, não se baseie somente no preço mais baixo. Afinal, um preço menor pode representar menos cobertura.

Uma dica na hora de contratar um seguro residencial é organizar visualmente os orçamentos. Você pode fazer um mapa mental online, identificando a seguradora, o valor e todos os benefícios que ela oferece.

Assim, de uma forma bem visual, fica mais simples entender os orçamentos e escolher a melhor opção.

5. Procure pela reputação da seguradora

Identificou o melhor custo-benefício? Ainda não é o momento de fechar negócio!

Antes de assinar um contrato, é fundamental procurar pela reputação da seguradora. Afinal, nada impede que uma empresa esteja entre as seguradoras mais reclamadaspelos consumidores.

Com uma simples busca no Google já é possível encontrar muita informação. É claro que toda empresa de seguro sofrerá algum tipo de reclamação, mas é preciso filtrar para entender o que é um problema da empresa, e o que é um desentendimento por parte do segurado.

Também preste atenção em como a empresa trata os consumidores que estão reclamando. Se o atendimento for ruim, repense a contratação.

6. De olho no contrato

A última das melhores dicas na hora de contratar um seguro residencial é fazer a leitura cuidadosa do contrato antes de assinar.

Por mais “chato” que pareça, essa tarefa garante que você está ciente de todos os detalhes, podendo cancelar um negócio antes que ele comece.

Um item para ficar atento no contrato é o “Riscos Excluídos”, onde a seguradora tira sua responsabilidade diante de algumas situações. Veja se você está de acordo com as exclusões para só então assinar.

Um bom seguro residencial

Como todo serviço que você contrata, um bom seguro residencial é aquele que contempla suas necessidades e faz com que você se sinta, de fato, seguro.

É sempre interessante contar com essa proteção, que é uma das mais baratas do mercado, e pode fazer bastante diferença em situações não tão agradáveis.

Por isso, considere fazer esse seguro, levando em conta nossas dicas. Assim, você terá mais tranquilidade para aproveitar o seu lar.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN