O espetáculo de inauguração da 15ª edição da Árvore de Natal da Bradesco Seguros, a maior árvore de Natal flutuante do mundo, segundo o Guinness Book of Records, reuniu cerca de 200 mil pessoas na noite do último sábado, 4 de dezembro, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, segundo estimativa dos organizadores. O evento contou com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e se tornou tradição nas festas de fim de ano.
“Tenho certeza de que, como nas edições anteriores, o espetáculo tocou o coração das pessoas, emocionou e surpreendeu. Quem foi apreciar a beleza inigualável da Árvore, incorporada ao Natal dos brasileiros e uma referência internacional, se encantou”, afirmou Enrique Adan, diretor de Marketing do Grupo Bradesco Seguros.
A inauguração foi transmitida simultaneamente em três telões de LED (Diodo Emissor de Luz), espalhados em pontos estratégicos na Lagoa – dois no Parque dos Patins e um no Parque do Cantagalo -, permitindo que mais pessoas pudessem acompanhar o espetáculo. Os painéis, cada um com 12 metros quadrados, projetaram ao vivo as imagens da inauguração, além de vinhetas sobre a Árvore. No domingo, esses telões reprisaram o evento.
Música, fogos, luz e vídeo
Com direção geral de Maurício Tavares, o espetáculo teve como mestre-de-cerimônias o ator Edson Celulari, em sua sexta participação no evento. Todos os artistas que participaram do espetáculo de inauguração também fizeram parte de edições anteriores e se reencontraram no palco para “relembrar” com o público as emoções vividas.
O concerto teve apresentações dos cantores Milton Nascimento, Simone e Ivan Lins. A bailarina Ana Botafogo e o dançarino Carlinhos de Jesus voltaram a participar do evento, depois de se apresentarem em 2006. A cantora juvenil Malu Rodrigues também fez parte do espetáculo interpretando a música “Força Estranha” (de Caetano Veloso), à capela, além de um dueto virtual com Fafá de Belém, na canção “Ave Maria”.
O Coral da Fundação Bradesco se apresentou também, com as vozes de 83 alunos – integrantes das escolas da Fundação Bradesco de São Paulo e do Rio de Janeiro – que desceu às laterais do palco para cantar a música “Jesus Cristo” com a cantora Simone. Esta foi a sétima participação consecutiva do Coral no evento de inauguração da Árvore.
Completaram o espetáculo a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e os cantores líricos Carol McDavit e Pedro Gattuso. Na programação destaque para “La’amour est un oiseau rebele”, uma ária da ópera de Carmem, de Bizet.
No palco, um grande telão exibiu imagens dos 15 anos da Árvore de Natal da Bradesco Seguros e mostrou fatos históricos ocorridos nesse período. Carlinhos de Jesus assinou a coreografia do espetáculo e Eduardo Lages, maestro do cantor Roberto Carlos e responsável pelos arranjos da Árvore até 2009, assumiu a direção musical do espetáculo de inauguração deste ano.
Pela primeira vez, a pirotecnia foi antecipada por espetáculo de tambores. Os fogos de artifício foram lançados da própria estrutura da Árvore de Natal da Bradesco Seguros e de 20 balsas posicionadas em torno dela durante 9 minutos.
Reencontros
A cenografia da atual edição relembrou momentos marcantes de temas explorados anteriormente: rendas (2000), anjos e estrelas (2003), sinos e pombas alusivas à paz (2004), velas e trigo (2005), anjos e notas musicais (2008). Assinada por Abel Gomes desde a primeira edição, em 1996, a cenografia apresentou este ano 15 fases de luzes e cores produzidas por meio de 105 quilômetros de mangueiras luminosas – mais que o dobro de 2009, quando tinha 52 quilômetros -, de 3,3 milhões de microlâmpadas – contra 2,9 milhões, em 2009 -, e de 2.100 estrobos – 500 a mais em relação à edição anterior -, que produziram o efeito de estrelas brilhando. Para completar o espetáculo, quatro syncrolites (canhões de luz) – cada um com sete mil watts -, foram colocados na base da Árvore para produzir focos de luz com alcance de quatro quilômetros, iluminando o céu.
“Queríamos que cada espectador relembrasse as emoções e as lembranças que marcaram todas as outras edições. O principal diferencial da cenografia deste ano são as grandes estrelas brancas que projetam-se da Árvore”, explica Abel Gomes, da P&G Cenografia.
A megaestrutura da Árvore começou a ser montada em 19 de setembro, na SAOA (Subsecretaria Adjunta de Operações Aéreas), às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Cerca de 1.200 pessoas estiveram envolvidas em todas as etapas, da montagem à desmontagem.
Um carrilhão eletrônico importado da Itália – semelhante ao usado na Basílica de São Pedro, no Vaticano -, instalado no interior da Árvore, reproduzirá diariamente composições natalinas, além da música-tema da Árvore de Natal da Bradesco Seguros, composta pelos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle.
No domingo (05), a Árvore continuou no mesmo local. Na madrugada desta segunda-feira, ela será levada para o centro da Lagoa Rodrigo de Freitas, onde ficará ancorada próxima à Curva do Calombo até 26 de dezembro. Depois será deslocada para a área vizinha ao Parque dos Patins, até 6 de janeiro, Dia de Reis, quando acenderá pela última vez, como acontece tradicionalmente todos os anos.
Desde ontem, a Árvore será acesa de domingo a quinta, das 19h30 às 2 horas, e as sextas e sábados, das 19h30 às 3 horas da manhã.
Site
Pela primeira vez, o público pode visualizar por completo e em detalhes a decoração da Árvore de Natal da Bradesco Seguros, além da água, o céu e o cenário da Lagoa. Isso devido ao uso da modelagem 3D integrada ao Flash AS3, que permitiu a animação e interatividade com o internauta.
Outros destaques do site foram as fotos em 360º com as etapas de construção clicadas em várias filmagens (por dentro e por fora da Árvore) e a retrospectiva dos 15 anos com fotos e vídeos habilitados para compartilhar com as redes sociais (Twitter, Facebook e YouTube).
A página criada especialmente para a Árvore promoverá um concurso cultural para premiar quem criar as duas melhores formas de homenagear a “Árvore de Natal da Bradesco Seguros – Uma História de Reencontros” em qualquer formato online como foto, vídeo, post, blog ou campanha em redes sociais. Os autores das duas melhores homenagens, segundo a avaliação da comissão julgadora, serão premiados com um iPad. O trabalho deverá obrigatoriamente fazer menção direta à “Árvore de Natal da Bradesco Seguros” ou usar o tema deste ano “Uma História de Reencontros”.
Os interessados em participar devem se cadastrar no endereço www.arvorenatalbradescoseguros.com.br.
Os internautas poderão ver o material dos participantes e compartilhar com seus amigos. A inscrição poderá ser feita entre os dias 4 e 26 deste mês. O resultado será divulgado até 10 de janeiro e a premiação ocorrerá até 6 de fevereiro.
Árvore de Natal da Bradesco Seguros é inaugurada no Rio de Janeiro
0 comentário
Gostar