Notícias | 26 de março de 2024 | Fonte: CQCS l Manuella Cavalcanti

Arrecadação do seguro de vida individual cresce em mais de 20%, segundo Azos

A Azos realizou um levantamento que indicou que o perfil dos segurados de vida tem mudado, atraindo pessoas cada vez mais jovens. Entre 2022 e 2023, a companhia registrou um aumento de 5% nas contratações de seguro de vida para pessoas com 25 a 34 anos. Na insurtech, 40% dos segurados estão na faixa de 35 e 44 anos, 26% entre 24 a 34 anos e 20% entre 45 e 54 anos. 

A Azos ainda identificou que o gênero masculino lidera as contratações de seguro de vida, representando 57% da carteira. Ainda sobre o perfil dos clientes, a empresa identificou que o gênero masculino lidera as contratações, representando 57% da carteira. Apesar disso, a empresa afirma que a base composta pelo público feminino, os outros 43%, cresce cada vez mais e que a divisão deve ficar cada vez mais equilibrada.

Bernardo Ribeiro, CMO da companhia, pontuou que a Azos oferece uma jornada de contratação rápida e simples, a fim de deixar o seguro menos burocrático, o qual o segurado e corretores podem contratar em menos de 5 minutos. “Acreditamos que contratar o seguro sem a necessidade de enviar nenhum tipo de exame médico, documentos e nossos preços competitivos são os principais atrativos para as gerações millenials e Z, hoje, na faixa dos 20 aos 40 anos, o que justifica nosso crescimento nessas gerações”, disse. 

A geração mais jovem tem estado mais atenta aos preços bem como às novidades disponíveis no mercado. Após triplicar o volume de vendas de seguro de vida em 2023, quando comparado com 2022, as coberturas mais buscadas foram Invalidez Total por Acidente (com 74% de participação), Doenças Graves, (61%), e Diária por Internação Hospitalar, (34%).

Bernardo comentou que as coberturas trazem algum diferencial, como as para uso em vida, tem conquistado mais o interesse dos clientes. “Antes se pensava muito que só precisava de seguro quem tivesse filho ou dependentes financeiros. Agora, esses jovens já entendem que ele mesmo é seu dependente financeiro e precisa se proteger. Vemos que as gerações mais novas, ligadas às tendências, estão mais conscientes sobre o cuidado com a saúde física e financeira. Esse é um comportamento que tende a favorecer a comercialização das proteções que fogem do tradicional seguro de vida em caso de morte”, explicou o especialista. 

Outros pontos que merecem destaque são a agilidade nos processos e a disponibilidade digital. Para o público mais jovem, estes fatores despertam a atenção: “Antes se pensava muito que só precisava de seguro quem tivesse filho ou dependentes financeiros. Agora, esses jovens já entendem que ele mesmo é seu dependente financeiro e precisa se proteger. Vemos que as gerações mais novas, ligadas às tendências, estão mais conscientes sobre o cuidado com a saúde física e financeira. Esse é um comportamento que tende a favorecer a comercialização das proteções que fogem do tradicional seguro de vida em caso de morte”. 

Desde a pandemia, houve o aumento da procura pelo seguro de vida e outras coberturas de uso em vida, a fim de garantir a saúde financeira familiar em períodos de instabilidade inesperada, como ocorreu na época. De acordo com a Susep, em dezembro de 2023, a arrecadação do seguro de vida individual teve um crescimento em mais de 20%, quando comparado com o ano interior. 

A Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) registrou o aumento dos prêmios, entre janeiro e novembro de 2023 versus o mesmo período de 2022. Ainda segundo a Fenaprevi, o seguro para doenças graves teve um aumento de 11,2%, enquanto a opção para acidentes pessoais o crescimento ficou em torno de 7,2%. 

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