Por determinação do governo da Argentina, por meio do presidente Javier Milei, a entrada de turistas estrangeiros no país agora está condicionada à contratação de um Seguro Viagem com cobertura médica. A nova exigência, que já está em vigor, impacta diretamente os brasileiros, um dos principais grupos de visitantes do país vizinho. Diante da medida, o CQCS entrevistou o gerente de Produto e Inovação da Allianz Travel, marca de seguro viagem da Allianz Partners, que no Brasil atua como representante da Allianz Seguros, Gabriel Nascimento, que destacou as principais necessidades e orientações para os viajantes diante da nova regra.
Conforme noticiado pelo CQCS, a obrigatoriedade do Seguro Viagem tem como principal objetivo assegurar que os turistas contem com assistência médica adequada durante sua permanência no país, ao mesmo tempo em que evita a sobrecarga do sistema público de saúde argentino. A medida, que se aplica a visitantes de todas as idades e independentemente do tempo de estadia, reforça a importância da responsabilidade individual na cobertura de eventuais emergências médicas no exterior.
Segundo Gabriel Nascimento, quem ainda não contratou o seguro pode regularizar a situação antes do embarque. “Mesmo com a viagem marcada, ainda é possível contratar um seguro viagem de forma rápida e prática, inclusive online. A contratação pode ser feita até poucas horas antes do embarque, por meio do seu corretor de seguros ou pelo site da seguradora”, explica. O especialista também pontua que mesmo em deslocamentos curtos, o Seguro Viagem é indispensável, tendo em vista que situações como intoxicação alimentar, acidentes, extravio de bagagem ou internações hospitalares podem gerar custos elevados. “Sem uma apólice, o viajante arca com todas as despesas do próprio bolso, o que pode comprometer financeiramente toda a viagem e causar sérios transtornos”, alerta.
Um bom Seguro Viagem, de acordo com o Gerente de Produto e Inovação, deve incluir despesas médicas e hospitalares, assistência odontológica, repatriação médica e funerária, cancelamento ou interrupção da viagem, extravio de bagagem, atendimento por telemedicina, além de seguro por morte acidental e invalidez. “O ideal é conversar com seu corretor para entender o que é mais indicado para o destino e as atividades planejadas. Um plano bem ajustado evita gastos desnecessários e garante proteção adequada”, orienta Gabriel.
O custo do Seguro Viagem varia conforme o destino, como a Europa, que exige cobertura mínima pelo Tratado de Schengen, a duração do deslocamento, a idade do viajante e condições médicas preexistentes. Em caso de emergência, o segurado deve acionar imediatamente a central de atendimento da seguradora, disponível 24 horas, e guardar todos os comprovantes, notas fiscais, laudos médicos e boletins de ocorrência, documentos fundamentais para garantir o reembolso ou a assistência necessária. “Esses cuidados são essenciais para que o seguro cumpra seu papel e ofereça a proteção adequada ao viajante”, afirma Gabriel Nascimento.
Tendo em vista os mitos que persistem em torno do Seguro Viagem. Gabriel Nascimento destaca que entre os equívocos mais comuns estão a ideia de que “é só para quem vai à Europa”, que “é caro e não vale a pena”, que “meu plano de saúde cobre no exterior” e que “se estou saudável, não preciso”. Ele reforça que “o seguro também cobre acidentes, medicamentos, perda de bagagem e outros imprevistos. Imprevistos não escolhem destino.”
“Para garantir que os clientes recebam a melhor orientação possível, os Corretores de Seguros contam com todo o suporte do time comercial Allianz Seguros e dos canais de atendimento Allianz Travel, prontos para apoiar com informações detalhadas sobre o Seguro Viagem”, conclui Gabriel Nascimento, ressaltando a importância desse apoio para uma venda segura e transparente.
Argentina torna obrigatório o Seguro Viagem para turistas e Allianz Travel alerta sobre importância da proteção
0 comentário
Gostar

Notícias relacionadas
-
Allianz registra lucro operacional recorde
-
Allianz promove em Salvador a primeira edição do +Capaz Residência de 2025
-
Allianz Seguros reúne mais de 400 corretores no +Capaz Frota, em São Paulo
-
Allianz Seguros cresce 141% e registra maior lucro da história no Brasil
-
Novas regras do Seguro Viagem na Argentina ampliam oportunidades para Corretores
-
Apresentador da TV Globo sofre grave acidente no exterior: entenda como o seguro pode ajudar
-
Seguro Viagem é obrigatório para brasileiros em 32 países
-
Proteção obrigatória em outros países