Primeiros produtos após a compra da Rodosis e Control Loc integram rastreador Inteligente, módulo de telemetria e software de análise de desempenho
Conseguir maior desempenho e mais economia são os objetivos de toda a empresa ao adquirir uma solução. Diante dessas necessidades, a OmniLink, fabricante de sistemas inteligentes de rastreamento de veículos, inicia a distribuição dos seus novos produtos: o Mini Max, um rastreador compacto e de baixo custo, versátil e configurável, desenvolvido para atender às necessidades básicas do mercado em rastreamento e segurança; e o Control.Net, um sistema de gestão de desempenho de frotas, que faz uso dos recursos de telemetria.
Os novos produtos foram rapidamente produzidos porque as áreas de desenvolvimento e comercial da OmniLink, Rodosis e Control Loc já tinham conhecimento da tecnologia e trabalharam em sinergia. ‘Quando uma companhia adquire a outra, por vezes, os processos param ou ficam mais demorados porque não se sabe quem será o responsável pelas operações. No nosso caso, isso foi diferente porque as forças foram somadas e um contribuiu com o trabalho do outro, facilitando o desenvolvimento dos produtos’, afirma Cileneu Nunes, presidente da OmniLink.
RI 0454 Mini Max
Com o objetivo de oferecer uma segurança maior nas operações, o RI 0454 Mini Max funciona como um segundo equipamento em veículos de carga, ou seja, é utilizado quando o equipamento principal for descoberto durante uma ocorrência. E devido ao seu custo mais acessível, ele também é indicado para uso em aplicações onde não são necessárias muitas funções avançadas de gerenciamento de risco. ‘O RI 0454 Mini Max foi desenvolvido com base no conceito de redundância. ‘Seu diferencial é ser um rastreador básico, que atende à demanda de rastreamento de “casco” de caminhão e de automóveis e não onera o investimento’, observa Nunes.
Por outro lado, mesmo sendo mais econômico, o produto apresenta importantes funções como facilidade de instalação, flexibilidade, atualização remota da versão de firmware, envio remoto de log da caixa preta; bloqueio e desbloqueio remotos; desbloqueio e autorização por ocorrência; lacre de motor; leitura por GPS; sensores e atuadores configuráveis e comunicação via data center. Além disso, o RI 0454 Mini Max opera com dupla cobertura celular (Claro e TIM) e permite uso de acessórios como teclado, travas etc.
A expectativa da OmniLink com este produto é atingir um mercado potencial estimado em 200 mil veículos. De acordo com Nunes, até o final do ano, a previsão é que o equipamento seja instalada em 30 mil veículos. ‘A cada dia, o roubo de cargas fica mais sofisticado e investir em soluções de redundância tem se tornado uma necessidade para garantir a segurança e evitar prejuízos’, diz.
Control.Net
O sistema Control.Net baseia-se no conceito de telemetria. Ele opera interligado ao rastreador embarcado, por meio do qual envia, via celular GSM-GPRS, as informações das viagens geradas no veículo. Estas informações coletadas são transmitidas automaticamente para a Central de Monitoramento da OmniLink e processadas pelo software Control.Net. Na seqüência, relatórios gerenciais são produzidos para que o gestor de frota da empresa saiba de que forma seus veículos estão sendo utilizados por cada motorista.
‘Esse processo tem por referência um determinado padrão de condução pré-estabelecido pelas empresas, que envolve variáveis de velocidade, distância percorrida, troca de marchas, controle da rotação, rendimento, tempo de banguela e tempo de motor ‘parado’ . Cada uma, com suas respectivas operações possuem características que devem ser consideradas em toda análise e avaliação’, explica Nunes, salientando que ter acesso aos gráficos e dados operacionais são importantes para verificar se estes padrões foram ou não seguidos. ‘Assim, o Control.Net se torna uma ferramenta imprescindível na tomada de medidas de manutenção, economia, prevenção, segurança da operação e qualificações de motoristas’, conclui.
Com o Control.Net, a OmniLink visa proporcionar economia às empresas, uma vez que pesquisas recentes apontam que é possível economizar até 6 vezes mais com o uso de sistemas de telemetria. ‘Um exemplo é que quando o motorista deixa de esticar a marcha e usar a banguela, o desgaste do veículo se torna menor, gerando uma redução no uso de combustível’, observa o presidente, completando que a segurança também fica mais garantida, diminuindo os acidentes.