O sexto episódio do podcast do Grupo Taking, o “TakingCast”, aborda a importância da análise de dados e modelos preditivos no setor de seguros, com destaque para o papel da inteligência artificial na retenção de clientes e identificação de fraudes. Ao lado de Luiz Fernando Nassif, Head de Negócios da companhia, Paulo Umeki, especialista com 40 anos no mercado de seguros, explica como as seguradoras podem utilizar os avanços tecnológicos a seu favor.
A retenção de clientes é uma preocupação crucial para as seguradoras, que muitas vezes perdem um percentual significativo ao longo do tempo. A análise de dados e a inteligência artificial podem ajudar a entender e mitigar essas perdas. “A retenção de clientes é uma grande preocupação para as seguradoras. A gente começa com 100 clientes e, no final da vigência desta carteira, termina com 85 ou 87 clientes”, exemplifica Umeki. “A IA pode tentar analisar todas as informações disponíveis e não disponíveis para definir as razões pelas quais o cliente abandonou”, complementa.
As seguradoras enfrentam uma longa jornada com o cliente, indo desde a conquista e garantia de qualidade do produto, até a continuação do serviço, englobando, neste ponto, a parte de análise de dados. “Esta a área [análise de dados] é uma área onde a IA também converge com o mercado”, afirma Nassif.
Umeki explica que a análise de dados é essencial para combater fraudes no setor de seguros, permitindo identificar clientes suspeitos e garantir a rentabilidade das seguradoras. É vital, no entanto, separar clientes suspeitos de fraudes daqueles que enfrentam sinistros legítimos para evitar penalizar injustamente bons clientes. E IA pode analisar dados de redes sociais e informações públicas rapidamente, ajudando a identificar atividades fraudulentas antes que se tornem um problema.
Para conferir a integra do episódio, acesse o canal da Grupo Taking no Youtube.