Notícias | 8 de abril de 2022 | Fonte: CQCS l Alícia Ribeiro

Alper Seguros revela como avançou no mercado e apresenta evolução expressiva

Na última quarta-feira (06), o CEO da Alper Seguros, Marcos Couto, participou da comemoração de 63 anos do Clube dos Seguradores da Bahia e realizou uma palestra para falar sobre o mercado de seguros e como a empresa fez a sua “virada real” e se tornou uma consolidadora no setor. 

“A Alper é uma consolidadora de Corretoras”, começou Couto. Ele destacou que nos últimos 3 anos, foram 11 aquisições. Em toda a atuação, foram 60 aquisições. “O mundo da corretagem de seguros é enorme, sem barreiras e pulverizado. Isso é muito bom”, contou o CEO.

Em seguida, Couto enalteceu o trabalho dos Corretores e revelou que 98% da distribuição dos seguros são feitas por estes profissionais. “No mundo todo o mercado funciona assim. As seguradoras não têm essa força de venda direta. O Corretor é o principal canal de distribuição”.

O CEO também explicou o que houve com as ações da Alper, que registrou -94,3% de desvalorização da companhia, em 2016. Depois, falou sobre a ações de turnaround, que mudaram o cenário da empresa: corte de 35% do quadro de colaboradores; encerramento de 7 de 10 filiais; encerramento da administradora de benefícios; encerramento de 3 linhas de negócios de pessoas; revenda de 3 corretoras adquiridas; institucionalização – conselho e diretoria e o lançamento da nova marca. “Gestores e líderes têm que estar dispostos a realizar muitas coisas duras”, disse. 

Em seguida, ele contou a origem do nome “Alper”. “No final das ações, lançamos a companhia com outro nome. O nome anterior já não tinha valor. Renomeamos e batizamos de Alper, que tem a ver com algo que eu gosto: alta performance”, contou.

Couto também apresentou os principais acionistas da Alper e os tipos de seguros que a companhia opera. Brasil Capital; FitPart; Patria Investments; Leblon Equities; Indie; André Martins e Marcos Couto estão entre os acionistas. A empresa opera com seguros corporativos; seguros massificados; automóvel; benefícios corporativos; speciality; transportes; resseguros e seguros pessoais. 

Para Couto, é importante dar um passo para trás antes de seguir em frente. “Demos passos para trás para arrumar nosso desastre de 96% de perda. Primeiro fomos para trás, para depois ir para frente. O que vamos fazer é diversificar a companhia”, revelou.

Por fim, o CEO da Alper disse que hoje a companhia é uma empresa completa. “Nosso negócio é de pessoas. Entregamos serviço, credibilidade”, destacou.

Após as ações de turnaround, a Alper mostrou uma evolução expressiva. Couto apresentou resultados de 2020/2021 e revelou que a companhia vai voltar a valer “alguns bilhões de reais”. 

Por fim, foram exibidas as novas tendências do mundo digital e a atuação das insurtechs. Além disso, o CEO apontou as inovações da Alper. Programa de aceleração de startups, Alper Connect, Alper Cargo, Dr. Alper (telemedicina), entre outras iniciativas inovadoras. 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN