A Alper Seguros, uma das maiores corretoras de seguros do Brasil, vem promovendo uma transformação significativa na gestão da saúde corporativa com o uso prático de inteligência artificial (IA). A adoção de tecnologia avançada tem gerado resultados expressivos, incluindo a redução de até 40% nos custos relacionados à saúde, além da melhoria no bem-estar dos colaboradores.
Uma das iniciativas de destaque é o “Consultório Digital”, um espaço ambulatorial phygital integrado à IA, que realiza triagens qualificadas de forma 100% online. A plataforma, que inclui atendimento remoto e acesso a dispositivos de monitoramento de saúde, estimula o autocuidado e a prevenção de doenças.
André de Barros Martins, vice-presidente sênior de Benefícios da Alper Seguros destacou que com as inovações, os diagnósticos podem ser mais rápidos e indicar qual a necessidade do colaborador. “Com os exames médicos e enfermeiro da Alper Seguro à disposição, o colaborador é conduzido para o pronto-socorro ou ao hospital somente quando necessário. O que, consequentemente, evita custos com o plano de saúde e reduz o absenteísmo”, destaca André de Barros Martins, vice-presidente sênior de Benefícios da Alper Seguros.
Outros avanços incluem a transcrição automática em tempo real dos atendimentos médicos e de enfermagem, reduzindo o tempo dedicado à documentação entre 15% e 30%. Já na análise de autorizações para cirurgias ortopédicas, a IA tem contribuído de forma decisiva: nos testes realizados, foram identificados 40% de gastos evitáveis devido a solicitações inadequadas de procedimentos e uso de materiais de alto custo. A análise automatizada também proporcionou uma economia de 50% em horas de trabalho, quando comparada à avaliação médica tradicional.
A tecnologia está integrada ainda ao gerenciamento de atestados médicos, permitindo a detecção de inconsistências e a validação mais eficiente das informações apresentadas.
A diretora de Gestão de Saúde da Alper Seguros, Paula Gallo, explicou que, por meio da IA, foi possível promover uma gestão de saúde mais eficiente. “Promovemos uma gestão de saúde mais inteligente e eficiente, onde atuamos tanto na identificação de gastos assistenciais quanto na promoção à saúde, ao bem-estar e à qualidade de vida dos colaboradores”, afirmou.
Paula ressaltou ainda que a inovação tecnológica no setor deve ser tratada como uma estratégia de negócio. “É fundamental que a inteligência artificial seja utilizada como ferramenta para fortalecer as frentes de cuidado, sem abrir mão do olhar humanizado e personalizado. Nesse cenário desafiador, contar com um parceiro que alia tecnologia, expertise e visão de futuro é essencial para tomar decisões sustentáveis, inteligentes e centradas nas pessoas”, concluiu.