Notícias | 31 de maio de 2012 | Fonte: Virta Comunicação

Allianz Seguros foca em soluções de atendimento a sinistro

Atendimento a sinistro e assistência ao segurado estão entre os principais atributos do pós-venda da companhia


O setor de seguros tem apresentado crescimento em torno de 14% nos últimos seis anos e, segundo projeções da CNSeg, esse mercado (incluso seguros gerais, vida, saúde, previdência e capitalização) deve atingir elevação de 12,8% em 2012, índice que resultaria em uma movimentação de R$ 250 bilhões. Diante desse histórico de expansão e potencial de demanda, o aprimoramento de soluções no pós-venda ganhou a atenção da Allianz Seguros.


“A Allianz busca sempre soluções inovadoras para otimizar a assistência ao cliente e desburocratizar processos. Isso permite que sejamos ágeis nos pagamentos aos segurados e parceiros”, afirma Laur Diuri, diretor de Sinistros da seguradora. 


Na Allianz Seguros, em caso de sinistro, os corretores são atendidos por analistas especializados da própria seguradora, ou seja, existem profissionais específicos para atender os processos, como por exemplo: responsabilidade civil, danos corporais, riscos financeiros e assim por diante. Dessa forma, o corretor, ao ter contato direto com o especialista, consegue obter e trocar informações técnicas, facilitando o entendimento e a resolução do caso.


Ainda com o intuito de simplificar e agilizar as indenizações, em situações de catástrofes naturais, a Allianz Seguros aciona seu comitê de crise para estabelecer  como será efetuado o início imediato do  apoio às vítimas. Nesses casos, a seguradora sempre desloca equipes para o local atingido e contrata prestadores de serviços para um suporte rápido aos clientes em situação crítica. Com esse modelo,  mais de 1.100 segurados foram atendidos nos últimos cinco anos, em cidades atingidas por enchentes, como Blumenau e Rio de Janeiro.


A implementação de soluções tecnológicas é outro fator que contribui para o atendimento no pós-venda. Atualmente, 60% das análises dos sinistros de automóveis são realizadas eletronicamente. Mais de 50% do total de vistorias são feitas por imagem e transmissão de dados. A avaliação do orçamento de reparo é realizada  sem a necessidade de um perito se deslocar até uma  oficina.


O método adotado contribui para que 83% dos reparos em veículos, que sofreram colisão, sejam autorizados no mesmo dia. Tal processo demorava de três a quatro dias sem o uso de um sistema. O segurado de automóvel conta ainda com guincho sem limite de quilometragem e 15 dias de carro reserva para que tenha mais conforto ao se deparar com um sinistro.    


Além disso, a Allianz também investe em soluções para identificar pontos de melhoria em seu atendimento. Entre elas está o Net Promoter Score (NPS), metodologia de pesquisa que indica o grau de satisfação dos clientes. Com ela, a companhia obtém subsídios para fortalecer a gestão da experiência do cliente. Ou seja, logo após a finalização de um processo de sinistro de Automóvel, por exemplo, a companhia entra em contato com o segurado para que ele avalie o atendimento recebido. O processo serve para a Allianz apurar, de forma ágil, a percepção do cliente e, a partir disso, implementar ações de melhoria. A iniciativa reforça a cultura e a preocupação da empresa em se aproximar dos segurados e corretores, o seu principal canal de vendas.


Sobre a Allianz Seguros


No país há 108 anos, a Allianz Seguros está presente em todo o território nacional por meio de suas 60 filiais, 1300 funcionários e com o apoio de cerca de 14 mil corretores, os responsáveis pela comercialização de seus produtos e serviços para pessoas e empresas. A Allianz Seguros atua no Brasil em ramos elementares e saúde empresarial.


 A Allianz Seguros é uma empresa do Grupo Allianz SE, um dos líderes mundiais em seguros e o maior da Europa. O grupo conta com 151 mil funcionários que atendem 76 milhões de clientes em mais de 70 países. Além de oferecer produtos e serviços, a Allianz também se destaca na área de pesquisa de grandes riscos, estudos de sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia.


A Allianz SE é membro da Transparência Internacional e apoia os princípios do Pacto Global das Nações Unidas e as Diretrizes da OCDE para Multinacionais por meio de seu Código de Conduta. A organização é uma das líderes do setor de seguros no índice Dow Jones de Sustentabilidade, listado no FTSE4GOOD e no Carbon Disclosure Leadership Index (Carbon Disclosure Project, CDP6).


A Allianz é a marca global mais sustentável no setor de serviços financeiros. A seguradora aparece na 21ª posição geral no relatório Best Global Green Brands feito pela consultoria Interbrand, líder mundial em avaliação de marcas.

Um comentário

  1. MAVOL SEGUROS

    31 de maio de 2012 às 13:03

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