Notícias | 6 de outubro de 2003 | Fonte: Gazeta Mercantil

Alca ameaça setor de seguros e de previdência

As empresas brasileiras de seguros e de fundos de previdência deverão ser as mais atingidas, negativamente, pela implantação da Área Livre de Comércio das Américas (Alca). A conclusão é de um estudo divulgado na última semana em Curitiba, no seminário “Ideologia à parte: tudo sobre a Alca”, promovido pela Câmara Norte-Americana de Comércio (Amcham).
O trabalho, elaborado pela consultoria Booz Allen Hamilton, selecionou quatro segmentos do setor de serviços: financeiro (bancos, seguradoras e fundos de previdência), telecomunicações, informática e transportes. Segundo o sócio da Booz Allen Hamilton, Gabriel dos Santos, os técnicos fizeram uma avaliação da situação vivida atualmente por cada um deles, com o objetivo de verificar quais ficarão mais fragilizados diante da entrada de concorrentes dos Estados Unidos.
Para o presidente do conselho da Amcham, Sergio Haberfeld, as “ameaças” mencionadas pelo estudo de fato existem, mas podem ser menores a partir do momento que a economia brasileira tornar-se menos vulnerável. Na avaliação de Haberfeld, as reformas na Constituição encaminhadas pelo governo ao Congresso são essenciais para o crescimento do país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN