Contribuindo com o impacto positivo do meio ambiente e seguindo a sua política de sustentabilidade, a Alba Seguradora passa a neutralizar emissões de carbono. Em parceria com Carbon Free Brasil, ao adotar o protocolo internacional de inventário de gases de efeito estufa, a Companhia deve compensar anualmente 68 toneladas referente às suas emissões de carbono na matriz, em Salvador/BA, e na regional, em São Paulo/SP. Para a iniciativa de compensação foi escolhido o Projeto de Manutenção Florestal Envira Amazônia, que busca conciliar a conservação da floresta e o desenvolvimento sustentável.
“Reduzir os impactos ambientais do planeta é um compromisso da Alba Seguradora. Sabemos que os desafios para essa jornada são enormes, mas é preciso agir o quanto antes, por isso já demos o pontapé inicial. A parceria com a Carbon Free é uma evolução natural da nossa Política de Sustentabilidade e, sem dúvida, foi uma escolha acertada. Estamos empenhados em contribuir com um futuro mais sustentável para todos”, destaca Rodrigo Accioly, Diretor Jurídico e de Riscos da Alba Seguradora.
Com o objetivo de contribuir com a preservação da Floresta Amazônica e combater as mudanças climáticas, o Projeto Envira Amazônia tem como base o mecanismo de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD+), reduzindo as emissões de gases do efeito estufa resultantes do desmatamento e degradação florestal. Algumas comunidades e povos indígenas que vivem na região do rio Envira, no Acre, desempenham papel fundamental no que diz respeito ao contexto do projeto. As referidas comunidades contribuem para a prevenção florestal através de práticas sustentáveis, conservação e uso da terra.
Através do projeto, as reduções de emissões de gases de efeito estufa alcançadas pelas atividades de conservação e manejo sustentável da floresta são quantificadas e verificadas por auditorias independentes. Convertidas em créditos de carbono, as reduções de emissões possibilitam a comercialização no mercado voluntário. Empresas e indivíduos, ao adquirirem esses créditos, podem compensar suas próprias emissões de gases de efeito estufa, sendo assim, contribuindo diretamente para a mitigação das mudanças climáticas. Os recursos obtidos são reinvestidos nas comunidades locais, fortalecendo os meios de subsistência e promovendo o desenvolvimento da região.
Ciente de sua responsabilidade social e do seu importante papel quanto a propagação de bem-estar e saúde, essa é mais uma iniciativa da Alba Seguradora, que fortalece ainda mais o seu compromisso com um futuro mais sustentável e contribui cada vez mais para o processo de transformação da Companhia e consequentemente da sociedade.
Para saber mais sobre a iniciativa, clique aqui.