A Akad Seguros passará a vender neste mês de agosto, o Seguro de Responsabilidade Civil direcionado para a concessão de serviços de saneamento básico. A novidade marca a estreia da seguradora em um dos setores com melhor projeção econômica, pois, entre os segmentos de infraestrutura, o saneamento é o que mais tem despertado o interesse de investidores na iniciativa privada.
Segundo a Fundação Dom Cabral, a perspectiva é de que a atenção no setor movimente R$ 500 bilhões nos próximos dez anos, sendo isso resultado da recente aprovação do marco legal do saneamento básico, aprovado em 2020, e que pretende tornar universais os serviços de água e esgoto até 2033.
Existe uma expectativa de que o país recorra ao setor privado para dobrar os recursos destinados ao saneamento básico, com o intuito de atingir as metas de levar água tratada para 99% da população e esgotamento sanitário para 90%. Na avaliação da Akad, a nova legislação cria oportunidades para empresas que buscam um ambiente mais seguro e convidativo para investir.
Danilo Gamboa afirmou que o seguro é projetado para regulatórios e materiais associados à prestação dos serviços. O executivo acrescentou que uma apólice bem estruturada melhora a reputação da concessionária diante dos reguladores, das comunidades locais e de outros stakeholders, demonstrando compromisso com a segurança e ampliando as chances de sucesso nas grandes licitações.
Gamboa acredita que a Akad dispõe de tecnologia e vivência de mercado suficiente para apoiar a redução de risco das empresas envolvidas nos, pelo menos, 13 grandes projetos com leilão encaminhados. Juntos, eles somam 115 bilhões de investimentos programados para o país.
“É essencial que as concessionárias de saneamento avaliem cuidadosamente suas necessidades de seguro e trabalhem com seguradoras especializadas para garantir que todas as áreas críticas de risco sejam adequadamente cobertas”, alerta Gamboa. “Isso não apenas protege a concessionária contra perdas financeiras significativas, mas também contribui para a sustentabilidade e eficiência das operações de saneamento básico”, diz o CEO.
Entre os possíveis sinistros de concessão de saneamento estão: problemas na estação de tratamento que possam causar contaminação da água, falhas no sistema que acarretam interrupções prolongadas do fornecimento e danos na rede que incidem em vazamento de esgoto. A apólice da Akad garante, ainda, inundações e alagamentos, danos a propriedades, litígios com comunidades locais e outros desafios regulatórios e de compliance.