Facilitar o dia a dia dos corretores e oferecer mais agilidade na entrega de soluções ao cliente é o objetivo da nova iniciativa da Akad, que passa a permitir a emissão de apólices diretamente pelo WhatsApp. A funcionalidade, viabilizada por meio de uma parceria com a HUBSEGS – uma das maiores assessorias do país em proteção corporativa –, estreia em abril com o produto de Responsabilidade Civil Profissional para médicos.
Líder nacional nesse segmento, com R$ 180,3 milhões em prêmios e mais de 40 mil apólices emitidas em 2023, a Akad aposta que o novo canal de vendas contribuirá para ampliar ainda mais os resultados da carteira. A expectativa é de crescer ao menos 25% no faturamento com o seguro até o fim deste ano, impulsionado pela simplicidade da jornada via aplicativo.
De acordo com Rafael Fragnan, diretor de Subscrição da Akad, a companhia aposta na tecnologia para desenvolver soluções modernas, práticas e acessíveis, que realmente façam diferença no dia a dia dos corretores. “Antes condicionados a tarefas repetitivas, os profissionais passam a ganhar tempo para encarar as oportunidades do mercado de forma mais estratégica”, explica o dirigente.
A tecnologia embarcada no processo permite aos corretores cotar até 20 seguros de uma só vez, com tempo médio de emissão inferior a cinco minutos. Tudo isso é possível graças ao uso de inteligência artificial generativa, que automatiza tarefas operacionais e libera o profissional para atuar de forma mais consultiva.
Celmo Vitória, diretor comercial da HUBSEGS, afirma que a parceria só se concretizou graças ao nível de maturidade da Akad em inovação. A companhia já vinha testando o uso de IA generativa no atendimento e, em 2023, lançou um assistente virtual treinado com informações dos produtos da seguradora para interagir com corretores via WhatsApp.
Solução inédita estreia com RC Médico e reduz tempo de emissão para menos de cinco minutos
Durante a emissão, o agente virtual informará as etapas e os documentos necessários para a conclusão do processo. No caso do RC Médico, será possível fazer o upload do CRM digital, acelerando ainda mais a jornada. Em situações que envolvam dúvidas sobre coberturas, o corretor poderá enviar perguntas por texto ou voz, com respostas instantâneas, inclusive sobre temas específicos como procedimentos cirúrgicos seletivos ou cláusulas de retroatividade.
A expectativa é de que gradualmente outros produtos do portfólio da seguradora passem a contar com a emissão pelo aplicativo no modelo end to end, ou seja, do atendimento até a entrega da apólice ao segurado.