A AGF Seguros terá um novo nome em 2008. A partir de primeiro de março, a seguradora passa a se chamar Allianz Seguros. Ontem à tarde, Joseph Gross, a seguradora passa a se chamar Allianz Seguros. Ontem à tarde, Joseph Gross, vice-presidente de marketing corporativo do grupo Allians, maior conglomerado financeiro da Europa e segundo maior seguradora do mundo, passou por São Paulo para explicar aos corretores e funcionários da AGF como a mudança será feita.
Gross contou que em cada país a mudança vem sendo feita de um jeito diferente. Nos últimos cinco anos, ele já participou de várias trocas. Foram mais de 20 seguradoras que tiveram o nome alterado. A Argentina foi um dos exemplos mais recentes. O processo terminou em setembro e houve a substituição completa da marca.
Na Itália, foi mais complicado. A Allianz, é dona três seguradoras lá, com nomes fortes no mercado local. Por isso, a estratégia foi primeiro colocar o nome Allianz na frente da marca tradicional para em um segundo momento deixar só o nome da companhia alemã.
Outro caso complicado foi na Eslováquia, onde a Allianz comprou uma seguradora estatal. Primeiro teve que sanear a empresa, melhorar os indicadores econômicos e o serviço aos clientes para depois adotar a marcar Allianz. Foram mais de dois anos de trabalho.
O executivo fala que não há um modelo para trocar uma marca. Depende das operações da empresa em cada país. Até agora, os resultados foram bons. Em todos estes anos, não temos exemplos de mudanças mal sucedidas, afirma Gross, que é indiano radicado na Alemanha.
Os principais critérios são ver se a companhia tem indicadores financeiros, produtos, funcionários e distribuidores dentro do padrão Allianz. Em geral, são processos caros que exigem investimento relevante, diz Gross.
No Brasil, o processo começou este ano e conta com a participação de toda a empresa. A troca de nome vai desde o cartão de visitas até os brindes promocionais e as fachadas dos 60 escritórios da seguradora pelo país. No momento, funcionários e os corretores estão sendo comunicados, informa Gabriele Tischler, diretora de gestão de negócios da AGF, que está comandando o processo. Também haverá uma campanha de mídia para informar. Para isso, a AGF passou a trabalhar com a agência Ogilvy, que é a mesma que o grupo alemão opera mundialmente.