Notícias | 9 de agosto de 2024 | Fonte: Portal Igor Miranda

Aerosmith leva prejuízo por cancelar turnê? Especialista em seguros esclarece

Reprodução / Roque Reverso

O Aerosmith cancelou a turnê de despedida “Peace Out” e anunciou sua aposentadoria definitiva dos palcos na última semana. Após adiamento devido à saúde vocal de Steven Tyler, a série de shows aconteceria entre setembro deste ano e fevereiro de 2025 na América do Norte.

Ao todo, seriam 40 apresentações. Em comunicado de 2023, o guitarrista Joe Perry havia até levantado a possibilidade da banda acrescentar novos destinos, tanto nos Estados Unidos, quanto internacionalmente, ao itinerário, o que aumentaria as datas. 

Porém, diante da fratura na laringe sofrida pelo vocalista há quase um ano, o grupo optou por suspender as atividades. Uma nota destacou que todos os fãs que compraram ingressos receberiam reembolsos automaticamente. 

Diante da situação, a banda saiu no prejuízo? Paul Bassman, especialista em seguros e diretor administrativo da empresa do ramo Higginbotham, esclareceu a questão em entrevista à People. 

Como explicado, há a possibilidade de que os artistas como um todo realizem um seguro para que não fiquem desamparados financeiramente no cancelamento de uma turnê. No entanto, há certas condições que não garantem a cobertura — entre elas, doenças ou problemas já existentes. 

Caso a banda tenha recorrido à ação, como Steven já passou por problemas vocais anteriormente, é “improvável” que tenham recebido qualquer garantia nesse sentido. O profissional opina:

“Em termos gerais, quando um artista obtém um seguro de cancelamento de turnê, haverá exclusões para condições pré-existentes. Então, se, por exemplo, o artista tiver uma condição cardíaca que foi diagnosticada, haverá exclusão para quaisquer problemas cardíacos — a menos que, é claro, o artista esteja sendo tratado por um médico e o médico garanta que o tratamento que o artista está recebendo seja eficaz. Como Steven Tyler cancelou turnês anteriores devido a problemas na garganta, é improvável que o cancelamento desta turnê seja coberto pelo seguro.”

Procedimento com seguradora

De acordo com Bassman, antes de uma grande excursão, os músicos envolvidos devem passar com um médico. Normalmente, a consulta é detalhada e atesta todas as condições que podem atrapalhar seus desempenhos.

Assim, fica a cargo da gerência decidir o que poderá entrar na cobertura do seguro ou não. Ele diz:

“Quando os artistas ficam grandes o suficiente, eles precisam ir a um médico [antes de fazer uma turnê]. Eles têm que revelar qualquer tipo de medicamento que estejam tomando, as condições pré-existentes que eles têm, e o médico preenche um questionário. Então, os seguradores da turnê levam isso em consideração e decidem o que vão cobrir ou não [em caso de cancelamento].”

Para o especialista, talvez o Aerosmith tenha recebido um adiantamento pelos shows. Contudo, como não cumpriu com as obrigações contratuais — ou seja, não realizou as apresentações —, o dinheiro deve ter voltado para a produtora Live Nation, que reembolsou os consumidores junto à Ticketmaster.

Outro cenário

Paul Bassman também não descarta um outro cenário. Além do seguro de turnê, a banda pode ter firmado um contrato com uma seguradora que tenha englobado a cobertura no caso de invalidez. Assim, os integrantes ainda receberiam dinheiro pelas apresentações canceladas – não o valor completo, mas boa parte dele.

Para isso, seria necessário que o artista ficasse completamente impossibilitado de cantar por longos períodos de tempo, o que pode aplicar-se ao vocalista do grupo: 

“É uma possibilidade que talvez o Aerosmith ou Steven Tyler tenham feito uma apólice de invalidez que cobriria doenças catastróficas ou lesões. Às vezes, o seguro de cancelamento de turnê pode ser bem caro, então o que os artistas podem fazer é conseguir uma apólice de invalidez que diz que se sua lesão ou doença fez com que você não conseguisse fazer seu trabalho por seis meses ou às vezes um ano então a apólice pagará o valor [que seria recebido] […]. Você teria que estar fisicamente incapacitado para fazer turnês por seis meses ou um ano por causa dessa doença ou lesão e essa lesão de Steven Tyler se qualificaria para isso.”

De qualquer forma, o Aerosmith também tinha uma parceria com outras empresas para a realização da turnê – como, por exemplo, para transporte de cargas. Conforme apontado por Paul, não é possível saber qual tipo de negociação a banda estabeleceu com tais serviços e como será feito o pagamento aos trabalhadores agora que a “Peace Out” está suspensa. 

“[O Aerosmith] ainda terá despesas com sua equipe. Não dá para saber que tipo de contrato eles assinam com suas empresas de ônibus e caminhões, se eles precisam pagar todo dinheiro acordado ou se há a possibilidade de dizer ‘ei, cancelamos a turnê, vamos pagar 50%’. Cada contrato tem cláusulas diferentes sobre o que acontece em situações assim. Eles ainda devem receber pelo que fizeram nos shows que ocorreram.”

Comunicado do Aerosmith

Leia abaixo o comunicado publicado pelo Aerosmith:

“Era 1970 quando uma centelha de inspiração se tornou o Aerosmith. Graças a vocês, nossa Blue Army, essa centelha pegou fogo e está queimando há mais de cinco décadas. Alguns de vocês estão conosco desde o começo e todos vocês são a razão pela qual fizemos história no rock ‘n’ roll.

Foi a honra de nossas vidas ter nossa música se tornando parte da sua vida. Em cada casa noturna, em cada turnê massiva e em momentos grandiosos e privados, vocês nos deram um lugar na trilha sonora de suas vidas.

Sempre quisemos impressionar vocês ao nos apresentar. Como vocês sabem, a voz de Steven é um instrumento como nenhum outro. Ele passou meses trabalhando incansavelmente para levar sua voz para onde estava antes de sua lesão. Nós o vimos lutando, apesar de ter a melhor equipe médica ao seu lado.

Infelizmente, está claro que uma recuperação completa de sua lesão vocal não é possível. Tomamos uma decisão dolorosa e difícil, mas necessária – como uma banda de irmãos – de nos aposentar dos palcos de turnê.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN