Notícias | 18 de outubro de 2024 | Fonte: CQCS | Nicholas Godoy

Aconseg-SP destaca a importância do seguro de vida no portfólio dos corretores em evento comemorativo

A Associação das Empresas de Assessoria e Consultoria do Estado de São Paulo (Aconseg-SP) promoveu, no dia 16 de outubro, o encontro “O corretor no seguro de vida” em São Paulo. O evento, que contou com a participação de especialistas das maiores seguradoras do Brasil, como Allianz, Bradesco Vida e Previdência, Grupo HDI, MAPFRE, Omint, SulAmérica e Tokio Marine, teve como objetivo central incentivar os corretores a comercializar seguros de vida, marcando também os cinco anos da campanha “Diga Sim ao Seguro de Vida”.

Durante a programação, dois painéis abordaram a relevância do corretor de seguros no segmento de vida e o retorno financeiro que essa área pode proporcionar. Além de fomentar o networking entre os participantes, o evento reforçou o compromisso da Aconseg-SP em promover a capacitação dos corretores por meio de palestras e workshops que exploram ramos pouco trabalhados, ampliando as oportunidades de negócios para os profissionais do setor.

O papel do seguro de vida no mercado atual

Com discursos focados na conscientização do público sobre a importância do seguro de vida, os especialistas presentes destacaram o papel protetor desse produto, muitas vezes subestimado. Uma das mensagens mais marcantes foi de Osmar Bertacini, primeiro presidente da entidade, que faleceu em 2019. Através de uma declaração transmitida por vídeo. Bertacini ressaltou o papel do corretor como “protetor de famílias” e incentivou os profissionais a não perderem de vista o valor humano que o seguro de vida oferece.

“A mensagem que deixo aos corretores de seguros é que não parem de pensar no seu segurado e em todos os segmentos, como o seguro de pessoas. Se algo acontecer, o corretor é o principal suporte, o protetor de famílias”, afirmou Bertacini.

Estratégias e oportunidades no seguro de vida

No primeiro painel, representantes das principais seguradoras trouxeram à tona dados e estratégias para ampliar a comercialização do seguro de vida no Brasil. Rosangela Spak, Gerente Comercial de Seguros de Pessoas da Tokio Marine, enfatizou o crescimento expressivo desse segmento nos últimos anos, especialmente após a pandemia. Segundo ela, o seguro de vida hoje representa cerca de 24% do mercado e já superou as carteiras de saúde e automóvel em termos de representatividade em 2019 e 2016, respectivamente.

“O seguro de vida não é apenas um simples seguro, mas um produto que pode ser customizado para oferecer tranquilidade e uma gama ampla de coberturas”, explicou Rosangela, mencionando o recente lançamento do Seguro Funerário da Tokio Marine e o uso de plataformas como Broker Tech para facilitar o trabalho dos corretores.

Victor Bernardes, Diretor Comercial da SulAmérica, reforçou a ideia de que o seguro de vida é um ramo com inúmeras oportunidades de crescimento, destacando que, ao contrário do que muitos acreditam, ele não se restringe a ser acionado apenas em caso de morte. “Não existe um ramo com mais oportunidades de crescimento do que o seguro de vida”, afirmou Bernardes. “Esse produto é acionado em várias situações, não apenas em casos de morte.”

José Pires, Diretor Executivo Comercial da Bradesco Vida e Previdência, trouxe uma reflexão sobre a necessidade de mudança no comportamento da sociedade em relação à proteção que o seguro de vida oferece. Com apenas 17% da população brasileira segurada, ele salientou que há um longo caminho para aumentar essa penetração. “Primeiro você muda o pensamento, depois o sentimento, e por fim o comportamento”, provocou Pires, frisando que o seguro de vida protege o que as pessoas têm em vida.

Desafios e o futuro do seguro de vida no Brasil

No segundo painel, Alexandre Vicente da Silva, Diretor de Produtos Vida do Grupo HDI, apresentou um panorama dos desafios enfrentados pelo seguro de vida no Brasil, um país onde a penetração do produto ainda é baixa. Embora tenha havido um pagamento de R$ 7 bilhões em indenizações durante a pandemia, apenas 20% das famílias brasileiras contavam com seguro de vida à época. Segundo ele, o maior desafio é a falta de familiaridade dos brasileiros com o produto.

“Precisamos de produtos básicos e acessíveis, pois os consumidores buscam simplicidade”, apontou Alexandre. Ele destacou que a oferta de produtos mais simples pode ser a chave para ampliar o alcance do seguro de vida no país, e que os corretores têm um papel vital em conscientizar os clientes sobre a importância dessa proteção.

O Diretor Comercial Regional São Paulo da Allianz Seguros, Flávio Rewa, também ressaltou o impacto do evento e a importância do seguro de vida como uma “prova de amor” para proteger as famílias. “O mercado brasileiro está se movimentando para que mais pessoas tenham acesso a essa proteção. O seguro de vida é um pilar essencial para garantir que as famílias continuem amparadas no imprevisto”, destacou Flávio.

Raphael Bauer, Diretor Comercial da MAPFRE, reforçou a importância de despertar nos corretores a necessidade de proteger mais pessoas. “O seguro de vida é um dos mercados que mais crescem no Brasil e na América Latina. Nosso maior valor são as pessoas, e estamos sempre buscando novas formas de proteger o que realmente importa”, afirmou Bauer.

Ricardo Montenegro, presidente da Aconseg-SP, celebrou o sucesso do evento, que atraiu um grande público e proporcionou uma imersão dos corretores no segmento de vida. “Foi um sucesso total, de público e de material. Acreditamos que a Aconseg-SP tenha solidificado o seguro de vida junto aos seus corretores, e com isso, todos poderão evoluir em suas carreiras profissionais”, disse Montenegro.

O evento “O corretor no seguro de vida” foi um marco para a entidade mostrando o potencial de crescimento do seguro de vida e a relevância desse produto no portfólio dos corretores. Com a promessa de novos encontros e ações, a Aconseg-SP reafirma seu compromisso em oferecer capacitação e suporte para que os corretores ampliem seus negócios e desempenhem seu papel essencial na proteção de vidas e famílias no Brasil.

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