É um desafio manter um planejamento financeiro anual da família já que imprevistos podem acontecer até para quem tem um controle mais rígido do orçamento. Diante disso, o seguro residencial é uma ferramenta para proteção e prevenção pessoal e/ou do patrimônio. Tendo valor acessível e previsível mensalmente, ter uma apólice se apresenta como solução estratégica para cobrir gastos com danos ao imóvel e com emergências, o que pode gerar economia ao longo do ano.
Além das coberturas tradicionais, que, geralmente, cobrem danos decorrentes de incêndio, raio, explosão, danos elétricos por água, o seguro residencial também pode oferecer serviços muito utilizados pelos clientes, tais quais: eletricista, encanador, chaveiro, desentupimento e conserto de eletrodomésticos, desinsetização, limpeza de caixa d’água e calhas, entre muitos outros.
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) apontou um crescimento de 20%, em 2024, no segmento. A expansão se deve à correção dos valores segurados e à entrada de novos clientes. Alexandre Mandaji, superintendente de Seguros Massificados da Zurich Seguros, afirma que o custo-benefício do seguro residencial é um dos motivos que tornou o seguro residencial um dos produtos de maior crescimento no mercado brasileiro nos últimos anos. Em 2024, a companhia cresceu 61%, muito acima do mercado e vem apresentando aumentos consistentes.
Apesar do crescimento, o executivo afirma que ainda existe uma ideia de que o seguro residencial é caro e inacessível para a população. “Muitas vezes, as pessoas pensam: se um seguro para automóveis custa em média R$ 2 mil anuais, quanto não custará um seguro para a minha casa? Mas não é assim, são riscos completamente diferentes”, ele explica.
O valor do seguro residencial é calculado conforme diversos critérios, como o valor de reconstrução do imóvel, local da residência, total de coberturas escolhidas e outras. Neste sentido, a Zurich conta com opções que não chegam a R$ 300 ao ano, incluindo coberturas básicas para danos decorrentes de incêndio, raio, explosão e cobertura para danos elétricos, danos por água, responsabilidade civil familiar, que pode cobrir dano do apartamento que afetou o vizinho. Além disso, inclui assistência 24h, que garante serviços como encanador, eletricista, chaveiro, vidraceiro e outros.
Por menos de R$ 600 durante o ano, os clientes da Zurich podem contratar coberturas ampliadas, como equipamentos eletrônicos fora da residência, e um plano de assistência completo, incluindo diferenciais, tais quais locação e reparo de eletrodomésticos, guarda e serviço funeral para pets.
“As opções de plano podem ser parceladas de 9 a 12 vezes, o que torna o seguro ainda mais acessível, com parcelas entre R$ 30 e R$ 50”, defende Mandaji. “E além da acessibilidade, estamos falando de economia. Realmente, pode ser difícil a pessoa se deparar com um risco grande, como um incêndio, em sua casa – embora aconteça eventualmente e o prejuízo seja na casa dos milhares de reais. Mas quando falamos nas assistências, nas intercorrências do dia a dia de qualquer pessoa, o valor agregado é enorme”.
O executivo completa: “Aqui ilustro com um exemplo: um único atendimento emergencial de eletricista ou chaveiro em São Paulo pode custar entre R$ 250 e R$ 400, dependendo da região e do profissional escolhido. Uma pessoa que precise acionar ambos em um curto espaço de tempo poderá desembolsar um valor médio de R$ 600,00. É um valor superior ao de muitas apólices completas”.
Ainda de acordo com o executivo, além da economia, o seguro ainda dá tranquilidade ao cliente ao proporcionar um atendimento ágil e de qualidade. “Basta um contato com a seguradora e um profissional qualificado é enviado, sem necessidade de orçamentos ou buscas emergenciais. É um pequeno investimento mensal que pode evitar rombos no orçamento doméstico. Sem contar que, em vez de o cliente se apertar financeiramente com imprevistos, ele se planeja e garante tranquilidade”, afirma.
Mandaji também pontua que, hoje, o seguro residencial é uma excelente opção de planejamento financeiro, e que os corretores devem usar esse ponto como um argumento de venda, visando ampliar a proteção da população brasileira.
“O seguro é uma decisão consciente de quem busca prevenção, proteção e economia com gastos na manutenção da residência. Explorar os benefícios palpáveis, que o cliente por entender na prática, no seu dia a dia, é uma poderosa ferramenta para os nossos parceiros de negócios”, finaliza o executivo da Zurich.
Acessível e necessário: seguro residencial é aliado no planejamento financeiro da família
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