Acordo de distribuição estratégico por um período de 25 anos com a franquia líder na região com mais de 5.600 sucursais bancária
. Aquisição de 51% de participação nas operações consolidadas de seguros no Brasil, Chile, México, Argentina e Uruguai, tornando a Zurich a quarta seguradora da América Latina[1]
. A aliança combina uma escala significativa e o potencial de crescimento do Banco Santander na região com a trajetória da Zurich em bancassurance
. Pagamento inicial de 1.67 bilhões de dólares para 51% de participação, mais ganhos baseados em rendimentos pré-estabelecidos realizados durante 25 anos, operação financiada principalmente com recursos internos
. Lucros imediatos por ação e fluxo de caixa positivo
Zurich, 22 de fevereiro de 2011 – Zurich Financial Services Group (Zurich) anunciou hoje a assinatura de um Acordo de Intenções com o Banco Santander S.A. (Santander) para iniciar um convênio de distribuição estratégica por 25 na América Latina. Como parte da transação, a Zurich irá adquirir uma participação de 51% nas operações de seguros de Vida, Previdência e Seguros Gerais do Banco Santander no Brasil, México, Chile, Argentina e Uruguai. A Zurich irá pagar 1.67 bilhões de dólares por 51% de participação nas operações de seguro, incluindo os acordos de distribuição respectivos. Além disso, há um mecanismo de pagamento diferido, em função à execução do plano de negócios dos próximos 25 anos e um regime de proteção , caso existam cumprimentos inferiores ao mesmo.
“A aliança com o Banco Santander é outro marco fundamental na implementação da estratégia da Zurich para os mercados emergentes, tanto nos segmentos Global Life e General Insurance. A operação expande significativamente a nossa presença na América Latina com um negócio de seguro bem consolidado”, comentou Martin Senn, CEO da Zurich. “As operações de seguro do Santander na América Latina oferecem uma rara combinação de elevado potencial de crescimento e uma sólida geração de fluxo de caixa.”
“Este acordo está claramente alinhado com os nossos objetivos estratégicos. Irá incrementar a nossa participação em mercados emergentes; aumentar significativamente o New Business Value (o valor de Novos Negócios) de Global Life, assim como também vai contribuir para o crescimento de nosso negócio de Seguros Gerais em áreas que sejam rentáveis. Também vai colaborar para alcançar um Business Operating Profit after Tax Return on Equity (um retorno do Lucro Operacional do Negócio depois de impostos) de 16% em médio prazo e obter um crescimento de fluxo de caixa para sustentar a nossa política de pagamentos de dividendos atrativos e sustentáveis”, acrescentou Martin Senn.
Em 2010, os negócios da Zurich e do Santander na América Latina, combinados, produziram, em prêmios brutos, 3.9 bilhões de dólares e 2.9 bilhões de dólares em contribuições de previdências. Além disso, irá diversificar ainda mais a carteira de negócios do Grupo, aumentando de forma previsível a contribuição da América Latina para os resultados do Grupo até alcançar, aproximadamente, 8% frente aos 4% atuais, bem como aumentar a contribuição dos mercados emergentes ao New Business Value (Valor de Novos Negócios) de Global Life até, aproximadamente, 35%.
A aliança com o Santander oferece à Zurich acesso a mais de 5.600 filiais bancárias e a 36 milhões de clientes adicionais na região. Ao combinar uma população jovem e crescente de 590 milhões de pessoas com uma baixa penetração dos serviços financeiros, a América Latina é um dos mercados mais atraentes de seguros, a partir deum ponto de vista global, tendo exibido, nos últimos anos, um sólido crescimento e rentabilidade. A expectativa é que o mercado continue crescendo em um ritmo acelerado no futuro. Além disso, bancassurance é um canal de distribuição importante e em pleno desenvolvimento na região. No Brasil, o maior mercado de seguros da América Latina,bancassurance representou 40% do volume total de seguros em 2009.
De acordo com os números pro forma de 2009 em termos de Prêmios Brutos Emitidos de Estatuto
Estrutura e financiamento da operação
A Zurich Santander Insurance América, S.L estará estabelecida em Madri para atuar como a nova empresa holding das empresas de propriedade comum. A Zurich terá o controle da gestão da joint-venture, com a intenção de consolidá-la por completo. O Santander manterá a participação de 49%, o que confirma seu compromisso e sólido interesse em trabalhar de maneira conjunta no desenvolvimento e no crescimento da atividade de seguros.
Como parte da operação, está previsto que cada uma das seguradora locais firmem acordos exclusivos de bancassurance com as correspondentes entidades financeiras do Santander, sujeito aos requisitos regulatórios locais. Os produtos que serão vendidos, através da extensa rede de distribuição do Santander, incluem seguros de vida, proteção, poupança, previdência e seguros gerais. Os acordos de distribuição terão um prazo inicial de 25 anos.
Em 2010, os prêmios dos seguros do Santander na América Latina cresceram 32% a 1.9 bilhões de dólares, pelo valor dos prêmios brutos emitidos, dos quais aproximadamente 68% correspondem a produtos de proteção de vida, 2% de poupança e 30% de seguros gerais. Em 2010, onegócio de Previdência no Brasil obteve 2.9 bilhões de contribuições e ativos sob gestão de 10.5 bilhões de dólares. As operações de seguros do Santander na América Latina obtiveram, em 2010, um rendimento líquido de 328 milhões de dólares. Em 31 de dezembro de 2010, o capital social consolidado local, segundo PCGA (Princípios Contábeis GeralmenteAceitos– ou GAAP por sua abreviatura em inglês) crescia a 1.9 bilhões de dólares, com um retorno sobre o capital (ROE) de 17%, em 2010.
A intenção da Zurich é financiar a maioria dos pagamentos de investimentos iniciais a partir de recursos monetários existentes, e financiar o saldo mediante a emissão de dívida híbrida. Espera-se que a aquisição incremente, de forma imediata, os lucros por ação da Zurich. Segundo as estimativas, a operação terá um impacto mínimo sobre os cálculos de solvência da Zurich e terá um fluxo de caixa positivo.
A Zurich e o Santander têm a intenção de assinar os acordos definitivos no primeiro semestre de 2011. A conclusão da operação estará sujeita às aprovações regulatórias do mercado de seguros e leis antimonopólio, assim como aos requisitos habituais para o fechamento deste tipo de operações. Espera-se que a operação seja concluída até o primeiro trimestre de 2012.
Nota aos Editores:
Material multimídia disponível em www.zurich.com/multimedia. Se é a primeira vez que utiliza este portal, por favor dedique alguns minutos para se registar. Caso tenha alguma dúvida, envie um e-mail para: [email protected].
Zurich Financial Services Group (Zurich) é um fornecedor líder de seguros multi-canal que dispõe de uma rede mundial de subsidiárias e escritórios situada na Europa e na América do Norte, bem como na América Latina, no Pacífico Asiático, no Oriente Médio, entre outros mercados. Oferece uma vasta gama de produtos e serviços na área de seguros gerais e de vida para indivíduos, pequenas, médias e grandes empresas, assim como multinacionais. A Zurich conta com cerca de 60.000 colaboradores, servindo clientes em mais de 170 países. O Grupo foi fundado em 1872 e a sua sede principal é em Zurique, na Suíça. Zurich Financial Services Ltd (ZURN) encontra-se listada no SIX Swiss Exchange e tem um nível I no programa American Depositary Receipt (ZFSVY), que é transacionado fora de bolsa no OTCQX. Para mais informações sobre a Zurich, consultar www.zurich.com.
Declaração de Isenção de Responsabilidade e Medidas Cautelares
Algumas das declarações que aparecem neste documento são sobre previsões, incluindo, sem limitações, aquelas afirmações que constituem predições ou indicadores de eventos futuros, tendências, planificações ou objetivos da Zurich Financial Services Ltd ou da Zurich Financial Services Group (o “Grupo”). As informações sobre previsões incluem declarações a respeito dos objetivos para melhorar os ingressos, retorno sobre objetivos do capital, redução de custos, condições de preços, política de dividendos e melhoras na demanda das subscrições, assim como as declarações ao respeito do entendimento das condições gerais econômicas, financeiras e do mercado de seguros por parte do Grupo e das evoluções esperadas. Não se vai incluir nenhuma informação inadequada em tais declarações, pois, de acordo a sua natureza, estão sujeitas a riscos e incertezas conhecidas e desconhecidas, podendo ser afetadas por outros fatores que podem ocasionar que os resultados, planificações e objetivos da Zurich Financial Services Ltd ou do Grupo sejam diferentes daqueles que foram expressos explicita ou implicitamente nas afirmações sobre previsões (ou de resultados anteriores).
Tais fatores como (i) condições econômicas gerais e fatores competitivos, especialmente nos principais mercados; (ii) o risco da contração econômica global e de uma contração nas indústrias de serviços financeiros em particular; (iii) desempenho dos mercados financeiros; (iv) níveis de taxas de juros e de câmbio; (v) freqüência, seriedade e desenvolvimento de sinistros segurados; (vi) experiência de mortalidade e morbidade; (vii) taxas de renovação e prazo de apólices; e (viii) modificações na legislação e regulamentos nas entidades reguladoras de apólices, possam ter uma relação direta sobre os resultados das operações da Zurich Financial Services Ltd e do seu Grupo, e sobre os objetivos para que possam ser alcançados.
A Zurich Financial Services Ltd não assume responsabilidade alguma quanto às atualizações e revisão pública de qualquer destas declarações sobre previsões, ou a fim de revelar nova informação, eventos ou circunstâncias ou de qualquer outro modo.
Note-se que o desempenho passado não constitui uma base para o desempenho futuro.
Aquelas pessoas que tenham a necessidade de assessoramento deveram pedi-lo a um assessor independente.
A presente comunicação não constitui uma oferta nem um convite de compra ou venda de títulos em nenhuma jurisdição.
ESTA COMUNICAÇÃO NÃO É UMA OFERTA DE TÍTULOS PARA A VENDA NOS ESTADOS UNIDOS; NÃO SE PODERAM NEM OFERECER NEM VENDER NOS ESTADOS UNIDOS TÍTULOS SEM UMA PRÉVIA REGISTRAÇÃO OU ISENTOS DA MESMA. E NENHUMA OFERTA PÚBLICA DE TÍTULOS A SER EFETUADA NOS ESTADOS UNIDOS PODERÁ SER REALIZADA POR MEIO DE UM RASCUNHO DE PROJETO QUE PODE SER OBTIDA DO EMISSOR E QUE VAI CONTER INFORMAÇÃO DETALHADA SOBRE A COMPANHIA E A ADMINISTRAÇÃO COMO OS ESTADOS FINANCEIROS.