Notícias | 13 de novembro de 2024 | Fonte: CQCS l Ítalo Menezes

A Tecnologia e os Seguros de Vida e Previdência projetam um futuro mais conectado 

Nesta terça-feira (12), teve início o CQCS Insurtech & Inovação 2024. Realizado no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP), o maior evento de Inovação em Seguros da América Latina contou com a participação de importantes lideranças do Mercado de Seguros, que presentes em diversas plenárias discutiram as principais tendências para o setor. No primeiro dia do evento, a sala Marcelo Blay, debateu o tema “A Tecnologia e os Seguros de Vida e Previdência – Para onde estamos indo?”. Estiveram presentes no painel o Presidente da Bradesco Vida e Previdência e da Bradesco Capitalização, Jorge Nasser, a Presidente da Brasilprev, Ângela Assis e o Presidente da MetLife Brasil, Breno Gomes.

O Presidente da MetLife Brasil, Breno Gomes, destacou que atualmente a transformação do setor pode levar a uma mudança radical no Seguro de Vida, tornando muito diferente do que é hoje. “A grande questão é como nos preparar para o futuro, pensando em soluções de longo prazo. O nosso negócio é movido por dados e organizá-los de forma eficiente é muito importante. Na MetLife, nossa preocupação com o risco é constante, e reconhecemos que a inteligência artificial pode trazer desafios para a reputação da marca, o que exige testes cuidadosos. O seguro de vida ainda tem baixa penetração e, com o uso da tecnologia nos próximos 20 anos, temos a oportunidade de expandir seu alcance. Sou otimista e acredito que, com essa abordagem, conseguiremos levar o seguro de vida para um número muito maior de pessoas”, disse. 

Ângela Assis, Presidente da Brasilprev, frisou que a evolução no Mercado de Seguros depende do entendimento da linguagem do cliente para identificar as proteções necessárias, com o uso de dados e Inteligência Artificial para personalizar cada vez mais os serviços e com maior assertividade nas soluções oferecidas. “Estamos falando de uma conexão entre dados e negócios, onde utilizamos essas informações para criar modelos de interação com os clientes e gerar novos negócios. É essencial escalar a inteligência artificial no processo de assessoria, especialmente em áreas como previdência e seguro de vida, onde a penetração ainda é baixa. Para expandir, precisamos escalar nossa consultoria, garantindo que ela seja acessível e adequada para todos, com foco em responsabilidade social. A tecnologia, quando bem aplicada, permite processos mais eficientes e amplia a penetração no mercado”, afirmou. 

O presidente da Bradesco Vida e Previdência e da Bradesco Capitalização, Jorge Nasser, comentou o grande desafio de evolução do setor. “Estamos discutindo o futuro, mas ele já é o presente. Em 2016, o Bradesco lançou a Bia, sua inteligência artificial, que vinha sendo desenvolvida desde 2010. O processo de tentativas e erros, com perguntas que nem sempre geram as respostas esperadas, nos desafiava a continuar aprimorando essa tecnologia. Esse projeto reflete a transformação no relacionamento com os clientes dentro da organização. Estamos vivendo, pela primeira vez, uma sociedade com sete gerações coexistindo, algo inédito na história. No entanto, não basta falar de tecnologia para aqueles que não cresceram com ela. O grande desafio do nosso setor é evoluir junto com gerações que vivenciaram as primeiras transformações. A tecnologia substituirá tudo que não for humano. Esse é o nosso papel”, concluiu. 

No painel “A Tecnologia e os Seguros de Vida e Previdência” os especialistas refletiram sobre o compromisso das seguradoras em adaptar seus processos e utilizar inovações tecnologias para otimizar a gestão de riscos e a experiência do cliente. Visando um futuro mais conectado e ágil, os produtos estão cada vez mais alinhados às principais expectativas dos consumidores, prometendo ainda avanços significativos para os próximos anos. 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN