Resultado de anos de experiência e treinamento em processos de reparo de veículos, a Ciência da Reparação da Solera reúne, em um robusto banco de dados, informações detalhadas sobre posição, área e severidade de danos veiculares, levando em conta variáveis como material, espessura, geometria e partes internas.
É a base para determinar com precisão o custo e o tempo de cada reparo. Tecnologias avançadas de inteligência artificial acessam esse banco de dados para analisar fotos dos veículos danificados e identificar os danos de forma precisa e eficiente.
“Somos, sobretudo, uma empresa de dados”, explica Marcelo Picolo, diretor executivo da Solera no Brasil. “E são eles que formam o conteúdo sobre o qual as tecnologias avançadas de Inteligência Artificial da Solera operam. A orçamentação é realizada somente com as fotos dos danos do veículo, por meio do Visual Intelligence, tornando possível reconhecer automaticamente o veículo e os danos do sinistro, e estabelecer, sozinha, o custo do reparo. Um processo touchless, aumentando de maneira significativa a produtividade na gestão de sinistros.”
O que a ciência da reparação oferece
Identificação do veículo
Utiliza decodificação VIN (número de identificação do veículo) para selecionar corretamente o automóvel sinistrado, garantindo que todas as especificações do fabricante sejam consideradas no processo de reparo, destacando-se pela profundidade incluindo cerca de 1.400 peças por modelo.
Detecção de danos
Análise de fotos dos veículos danificados para identificar e classificar danos automaticamente. Os algoritmos de machine learning são treinados com 61 milhões de imagens para especificar com precisão os danos e estimar os custos do reparo.
Decisão de reparar ou substituir
Para decidir se é caso de reparo ou troca da peça, a análise dos dados inclui o tipo de peça, o tamanho do dano, o material de que ela é feita, sua reparabilidade, a mão de obra envolvida, entre outros fatores.
Por um processo mais técnico
Com esse conjunto de recursos, a Solera oferece avaliações consistentes e confiáveis para o mercado segurador e de reparos, reduzindo custos, acelerando o processamento de sinistros e melhorando a satisfação dos clientes. Esta é a essência da Ciência da Reparação: unir tecnologia e conhecimento especializado para otimizar os processos de reparo automotivo.