Notícias | 19 de fevereiro de 2004 | Fonte: Seguros em dia

4 mil funcionários da CST a um clique de seus seguros

A Internet pode ser uma importante aliada para o gerenciamento das demandas criadas por cerca de 4 mil funcionários, não somente para o empregador mas também para os fornecedores de produtos voltados para área de benefícios – seguros, previdência, planos de saúde, educação continuada, entre outros. Foi pensando nisso que a CST – Companhia Siderúrgica de Tubarão iniciou em julho o processo de implementação de um portal para o seu departamento de recursos humanos.

A companhia há tempos já vem estudando um processo de descentralizar a área de RH. No inicio, só algumas tarefas passaram a ser responsabilidade entre os funcionários, gerentes e supervisores de área.

Em julho de 2003 a companhia adquiriu uma solução do Portal RH para Web. Com essa plataforma, a empresa automatizou o trabalho, agilizando os processos, facilitando a assim o gerenciamento da área de RH via Internet. Isso possibilitou maior autonomia para os funcionários efetivarem transações com a empresa, sem a interferência operacional do departamento de RH.

Entre as atividades potencializadas estão a programação das escalas de férias, a rescisão de contratos, a solicitação de empréstimos, a marcação de ponto e o relacionamento com os principais fornecedores de benefícios.

Com este ambiente integrado, a companhia ganhou em agilidade e compartilhamento de informações, além de reduzir custos, melhorar o fluxo informacional e o processo de tomada de decisões. Portanto, mesmo com a descentralização dessas atividades, todos os processos da empresa vão estar centralizados em um único sistema RH. Abaixo, algumas vantagens da solução para a CST.

Geração de Valor Para os Acionistas

O Portal de RH estará reduzindo o número de pessoas envolvidas na cadeia dos processos relativos ao pessoal, além de proporcionar a digitalização das atividades burocráticas e os custos inerentes à interação colaborador X departamento de RH.

Geração de Vantagens Competitiva

As atividades burocráticas, antes realizadas por meios manuais e processos offline, estão sendo automatizadas, possibilitando maior autonomia dos funcionários em suas atividades, bem como a redução da intervenção dos gestores.

Através do Portal os dados captados em todo os processos de RH serão centralizados na solução; desta maneira a empresa espera ter um ganho no gerenciamento das informações e na gestão do conhecimento.

Geração de Valor Para os Funcionários

Ganho de tempo e redução de custos no relacionamento com o RH e com os principais fornecedores de produtos voltados para a área de benefícios.

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