Notícias | 4 de julho de 2025 | Fonte: IRB(Re)

2º Fórum IRB(P&D) debaterá transferência de riscos e inovação

O IRB(P&D), área do IRB(Re) com dedicação exclusiva à pesquisa e ao desenvolvimento, promove no dia 6 de agosto, no Rio de Janeiro, o 2º Fórum IRB(P&D). Com o tema “Transferência de riscos: estratégias e inovações”, o evento reunirá representantes do mercado de seguros e resseguros, do setor público e especialistas do Brasil e do exterior.

“Mais uma vez, o fórum permitirá a troca de ideias e o debate entre lideranças dos setores públicos e privados. Essa cooperação é importante para buscar soluções que atendam à sociedade. Temas complexos, como as mudanças climáticas e a transferência de riscos, exigem uma atenção e dedicação. São temas que geram um grande desafio. O conhecimento é fundamental para a correta transferência de riscos. E sem transferência de riscos, o desenvolvimento econômico do nosso país fica limitado”, afirma Marcos Falcão, CEO do IRB(Re).

“No ano passado, no 1° Fórum IRB(P&D), o foco esteve em riscos climáticos e desastres naturais. Em 2025, a agenda continua contemplando a avaliação de riscos climáticos, mas se expande para incluir inovações e novos mecanismos de transferência de risco, como, por exemplo, as aplicações de inteligência artificial na precificação e na análise de seguros e resseguros. Queremos discutir caminhos para oferecer proteção mais ampla, sem perder de vista a centralidade da questão climática”, explica Eduarda de La Rocque, diretora de Controles Internos, Riscos e Conformidade do IRB(Re), responsável pelo IRB(P&D).

Pelo segundo ano consecutivo, o fórum conta com o apoio da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). Dyogo Oliveira, presidente da entidade, destaca a importância de os diferentes setores compartilharem suas visões: “Ao reunir temas como inovação, inteligência artificial e resiliência frente aos eventos extremos, o 2º Fórum contribui de forma concreta para o fortalecimento do mercado de seguros como agente estratégico de sustentabilidade e estabilidade econômica. Debater riscos e propor caminhos é o que nos permite transformar incertezas em oportunidades”.

Aberto apenas para convidados, o 2º Fórum IRB(P&D) reunirá nomes como Frederik Bisbjerg, vice-presidente do eData Information; Simon Solvsten, Centro Europeu de Estudos em Risco e Resiliência da Universidade do Sul da Dinamarca; Stuart Calam, líder de pesquisa em Riscos Tecnológicos da WTW Research Network; Stéphane Loisel, titular da Cátedra em Ciências Atuariais e Riscos da CNAM Paris/Lirsa; e Anderson Ribeiro Correia, presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Haverá ainda a participação de representantes da CNseg, Susep, Ministério da Fazenda, Banco Mundial, BID, Bradesco Seguros, Brasilseg, Tokio Marine e Pottencial Seguros, entre outras instituições e empresas.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN