A segunda edição do CongreNorte, Congresso de Corretores de Seguros, teve início nesta quarta-feira, 28, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus (AM). O evento, que este ano traz como tema “Empreender para crescer com sustentabilidade e bem-estar”, reúne diversos especialistas na área de seguros, sendo uma oportunidade de conexão com os profissionais locais.
A abertura da cerimônia foi realizada pelo anfitrião e presidente do Sincor-AM-RR, Erico Parente, que deu as boas-vindas aos corretores e destacou a importância de realizar um evento desta magnitude: “sejam todos-bem-vindos, que este evento possa proporcionar uma transformação de mindset, mentalidade empreendedora, de profissionais da proteção financeira, que possamos entender os desafios da região Norte, do mercado de seguros, e também as grandes oportunidades que possuímos aqui na nossa região.”
Com foco na capacitação, o primeiro dia de Congresso trouxe diversos conteúdos para engajar os corretores a ampliar os seus negócios. Os participantes tiveram acesso a diversos painéis com temas como o futuro dos profissionais; empreendedorismo e liderança e diversificação da carteira.
Logo após a abertura do evento, foi realizado um painel com o tema ”Corretor de Seguros: O que estamos plantando hoje garantirá bons frutos no futuro?”, que contou com a participação do Presidente da Fenacor, Armando Vergilio, além da Diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro, e do Presidente do Sindsegnne, Ronaldo Dalcin.
Durante a palestra Armando destacou como o corretor de Seguros da região Norte pode fazer para ser protagonista, enxergando que nos grandes centros ele já ocupa esse papel. “De forma absolutamente inexorável, o corretor de Seguros no Brasil é o grande distribuidor de seguros. Mais de 90% dos contratos são feitos hoje pelas mãos dos corretores. Ele não pode deixar de investir em tecnologia. A tecnologia hoje é extremamente necessária, que o corretor de Seguros esteja contextualizado a tempo presente com as ferramentas tecnológicas que existem e estão sendo disponibilizadas para ele. E que não são uma ameaça, pelo contrário, é uma grande aliada dos corretores”, pontuou.
A temática do conhecimento também fez parte do encontro. A Diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro, comentou sobre como a ENS propõe aprendizado para corretor de seguros. “Nesse mundo moderno, é necessário um aprendizado contínuo, as coisas estão mudando em uma velocidade que a única coisa certa é a mudança. Temos feito muitos cursos, especializações para corretores. A gente sabe que estão surgindo novas legislações que precisam ser aprendidas e a escola está bem atenta a isso.”
O presidente do SindsegNNE, Ronaldo Dalcin, levou números da Susep do trimestre de janeiro a março. “A região Norte representa 3% de todo o mercado segurador. Aqui já se anuncia grande oportunidade de crescimento e desenvolvimento dessa região. Um dos destaques que se anuncia na região Norte são os seguros patrimoniais. O seguro residencial, por exemplo, cresceu em todos os estados nessa região, à exceção do Acre.”
Na ocasião houve também a palestra de Bruna Garcia, Fundadora da Megaluzz, que alertou os corretores, como fazer a gestão de seus negócios além de entender o atual momento que a organização está para assim ter um crescimento sustentável.
Como forma de incentivar os corretores a diversificarem suas carteiras, o último painel trouxe o tema ”Diversificando a Carteira com Consórcios” com Rafael Boldo, Gerente da Porto Bank, Dan Silva, fundador da Prefiro Consórcio, Wagner Vilas Boas, Gerente Nacional da Bancorbrás, e o corretor de Seguros especialista em consórcio, Amândio Martins. “A nível nacional, no ano passado, foram R$253 milhões de créditos vendidos para alguém que quis comprar algum bem, seja ele imóvel, automóvel, motocicleta, e assim por diante. Dentro desse mercado, a gente fala em quase R$4milhões de consórcios vendidos em 2022, veja só como são expressivos. É um universo gigantesco, com um mar de oportunidades gigantescas”, destacou Boldo.
Ao final do dia, os corretores puderam participar de premiações, além de fazer muito networking na feira de negócios, e em clima de festa, puderam curtir o show Boi Bumbá de David Assayag.