Debate Seguro | 1 de abril de 2024

Oceânica/Split Risk: cooperativa ou seguradora?

Nome: Luis Filipe Albuquerque Cavalcanti

Estado: Pernambuco

Contato[email protected]

Assunto:

Oceânica/Split Risk é uma cooperativa que se faz de seguradora?

Hoje, entrei em contato com a Susep para registrar uma reclamação, onde fui notificado de que a Split Risk, que fica localizada no Sandbox, não é supervisionada pela Susep.

Questionei-me onde devo fazer a denúncia e fui notificado de que deve ser pelo Poder Judiciário.

As empresas do Sandbox são autorizadas pela Susep, mas não são supervisionadas. Como é que isso ocorre?

Uma assessoria pediu para nos cadastrarmos na Oceânica, e fiz o cadastro tendo em mente que é uma seguradora, uma vez que é autorizada pela Susep.

Na prática, estamos com uma moto 2016 de modelo R3 Yamaha, onde aqui na cidade não existe oficina referenciada e nenhuma outra aceitou reparar a moto por não terem peças.

A única que aceitou realizar o orçamento foi a concessionária Yamaha, onde foi realizado o orçamento e encaminhamento para a “Oceânica” (Fox Reguladora).

O orçamento total foi de aproximadamente 16 mil reais, mas houve uma contraproposta de 9 mil reais, a qual a Yamaha não concordou, uma vez que não arcará com os custos das peças.

Sendo assim, não foi autorizado o reparo, sugerindo ao segurado que aceitasse a oferta de 9 mil. Ele se opôs porque não poderia arcar com todas as despesas.

Dessa forma, solicitei à Oceânica que encaminhasse a motocicleta para uma oficina credenciada da seguradora para que fosse realizado o reparo. Diante do que foi apresentado, a resposta foi de que há apenas duas opções: a Yamaha aceita 9 mil ou o cliente aceita e faz os reparos.

Nas condições gerais, informe-se o seguinte:

“19.6.2 Salvo se contratada cobertura adicional de livre escolha de oficinas ou concessionárias, os reparos devem ser realizados obrigatoriamente em oficina indicada e constante na rede referenciada da seguradora, independentemente da idade do veículo, marca ou modelo.”

CQCS Responde: Olá, Luis. A Split Risk, até onde sabemos, é uma companhia autorizada a operar no ambiente do Sandbox da Susep. Publicamos sua demanda para que outros colegas possam complementar nossa resposta.

3 comentários

  1. Egildo Machado Gonçalves

    9 de abril de 2024 às 9:27

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  2. Luis Filipe

    2 de abril de 2024 às 9:38

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  3. 1 de abril de 2024 às 11:52

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN