Debate Seguro | 3 de dezembro de 2003 | Fonte: CQCS - Centro de Qualificação do Corretor de Seguros

Esquenta o debate sobre Comissionamento Mínimo!! Participe!

Nome….: ANTONIO MARCOS SEDOSKI
E-mail..: [email protected]
Empresa.: MM CORRETORA DE SEGUROS SC LTDA
Cidade..: IRATI PARANÁ
Estado..: pr
Assunto.: Enquanto discutimos, cada um com sua posição alguma divergentes das outras as Cias Seguradoras devem estar achando o máximo esta briga, pois elas sim são unidas, quando uma aumenta as franquias… tads aumentam, com os preços a mesma coisa. Tenho a dizer sobre o assunto que a nossa ganancia não permitira nunca chegarmos a uma união se depender só de nós mesmos. Quem de nós nunca fez uma proposta predatória em beneficio próprio…
Vamos deixar a demagogia, quem de nós pelo menos uma vez não disse para si mesmo “melhor ganhar 05% ou 10% do que nada” O que eu proponho é uma pressão junto às seguradoras para a remuneração mínima seja ela qual for

Nome….: João Camillo de Mello
E-mail..: [email protected]
Empresa.: Fregonezi & Mello Corr. Seg. lTda
Cidade..: São Bernardo do Campo
Estado..: SP
Assunto.: Comissão Mínima.

Com a carga tributária atual e com o dever de atender aos segurados como reza as condições de mercado, somente é possível trabalhar com a comissão de 25%.Qualquer número abaixo deste é loucura, É CAVAR A PROPRIA SEPULTURA. Sou a favor de as Cias. é que devem estabelecer e controlar estes números pois são elas que pagam ou então que se mude a atual estrutura permitindo que o corretor retenha a comissão enviando à Cia. o prêmio NET.

Nome….: Renato Real
E-mail..: [email protected]
Empresa.: Renato Real Corretora de Seguros
Cidade..: Umuarama
Estado..: PR
Assunto.: Com quem o corretor de seguros deve tratar de comissão
Muito oportuno este tema , pois nos dias de hoje vemos nossos ganhos diminuidos por conta de impostos e elevados custos operacionais administrativo. Na minha opinião o cliente não deve saber da remuneração do corretor, pois normalmente em nenhum lugar que conheco, sabe-se o ganho da empresa. exemplos de seupermercados, farmacias, veiculos, oficinas, loja de roupas e muitos outros setores. cabe ao corretor ter a sensibilidade de tratar caso a caso, pois somente ele conhece o perifil economico do cliente.

Nome….: Geison Cioato
E-mail..: [email protected]
Empresa.: GSm Corretora
Cidade..: Caxias do Sul

Estado..: RS
Assunto.: A questao da comissao minima, seja de 15%, 20% ou 25%, nem se discute mais. É necessária urgentemente ! O que nossa categoria tem de exigir é um posicionamento efetivo d enossos representantes – sindicatos – federações – etc. Afinal de contas todos nos contribuimos para essas associações atraves das mensalidades e taxas. De nada adiantará os corretores tentarem fazer algo isoladamente, temos de nos unir e exigir de nossos sindicatos uma postura firme sobre esse assunto.
Alem disso temos de profissionalizar nossa categoria, nao podemos mais aceitar os “paraquedistas” e os corretores de aluguel, o sindicato tem de ser mais agil na fiscalização das empresas ! Todos conhecem casos de corretores que “emprestam” a SUSEP e aparecem com 2% ou 3% da empresa. Os Sindicatos tem de acabar com isso, pois sao eles que autorizam o funcionamento dessas corretoras !
Se conseguirmos profissionalizar o mercado tirando esses corretores “fantasmas” com certeza os bons corretores poderao operar com muito mais tranquilidade !

Nome….: MILTON HERINGER FILGUEIRAS
E-mail..: [email protected]
Empresa.: FILGUEIRAS ADM. E CORRETORA DE SEGUROS LTDA
Cidade..: GOVERNADOR VALADARES

Estado..: MG
Assunto.: Gostaria de parabenizar ao CQCS por este espaço e fico feliz em ver varios amigos que pensam como eu, a comissão do corretor “profissional” não pode ser menor do que 25% pois se voce computar todos os gastos operacionais de uma corretora 25% é o minimo, pois 15% voce empata dai para baixo é prejuizo certo é só fazer a conta dos impostos, funcionarios, telefones, material de escritorio e etc…., veja que é por isso que as Cias. Seguradoras estão jogando tudo em cima de nós os bobos que ficam brigando entre si diminuindo as comissões e as seguradoras morrendo de rir. Temos que nos unir para que sejamos fortes e trabalhar com as seguradoras que realmente sejam nossas parceiras e não aquelas que ficam forçando que nos reduzamos nossas comissões, para que com isso eles tenham forças para amanhã estipular 15% de comissão como é a antiga tarifa e nós trabalharmos só para empatar ou fechar as portas. UNAMOS.

Nome….: PEDRO JOSE DANTAS DE ANDRADE

E-mail..: [email protected]
Empresa.: PILOTO CORRETORA
Cidade..: SÃO PAULO
Estado..: SP
Assunto.: Tem muito corretor que não se preocupa com o que pode ter e vira um leão quando percebe o que pode perder. Este debate de comissão mínima é um plágio do quadro político, quanto a cada vez ganhar mais, sem se dar conta do quê está oferecendo mais, pederia a esses que se importam tanto com a comissão mínima que abram bem os olhos pois existe uma parcela de corretores que está aproveitando terreno para crescer não olhando na unidade mas sim na quantidade. Ou existe um outro caminho para se manter neste mercado que seja diferente de todo dia angariar clientes novos, por favor me avisem.
Um abraço,
Pedro.

Nome….: William Henry Mc Fadden Júnior
E-mail..: [email protected]
Empresa.: Nautillus Adm. Corretora de Seguros Ltda.
Cidade..: itajuba
Estado..: MG

Assunto.: Comissão mínima é polêmica!
É preciso a polêmica para chegarmos a um resultado satisfatório.
As Cias Seguradoras dizem que não fazem comissão mínima porque se caracterizaria Cartel. Bem o que se caracteriza quando alguém trabalha sem remuneração? EXPLORAÇÃO!!!
Pois tudo é conversa mole.
Algumas Cias Seguradoras limitam o desconto em determinadas regiões, porque não em todas as regiões.
Outras então, limitamo desconto para os corretores mas não para os bancos aos quais pertencem.
O problema é muito mais sério, é políitico! O interesse de dirigentes sindicais e confederativos se sobrepõe à defesa da classe. Na luta pelo simples a Fenacor não deixou um momento em falar em Conselho Federal. Isso não interessa, não serve para nada a não ser cobrar anuidades. Sei porque pagueio o CREA durante anos e nunca fui ouvido nem atendido. Lembram-se de Sergio Naia? Está solto e constrruindo. Esse negócio de comissão mínima é muito sério e deve ser tratado com o devido interesse pelas Seguradoras pois nós estamos reivindicando.
15%, 20%, tem que haver um mínimo decente e que seja realmente garantido.

Nome….: Luiz Fernando Machado
E-mail..: [email protected]br
Empresa.: Inbras Consultoria e Corretagem de Seguros
Cidade..: São paulo
Estado..: sp

Assunto.: Prezado Gustavo,
Gostaria de parabeniza-lo pela clareza de seu texto e pela percepção que, de fato, é o cliente que determina qual a remuneração justa para cada perfil de consumidor.
Só gostaria de acrescentar um ponto em sua narrativa:
Ela está focada sempre no ramo automóvel. Até parece que todos os corretores só sabem negociar e prestar serviços ligados ao seguro de auto e penso que, se entendermos o cliente como um consumidor que contrata uma assessoria para proteção de seus bens, saude e vida, não podemos definir comissões (Mínimas ou máximas) por produto e sim pelo conjunto de produtos que o cliente mantem conosco.
Já tive diversas experiencias de trabalhar com comissões mínimas para clientes no ramo auto e ganhar mais que uma compensação em outros ramos para este cliente ou para a empresa que ele trabalha.
Acredito realmente que a discussão deve se centrar em qual remuneração presente e futura, meu cliente está disposto a pagar para ter um profissional de seguros ao seu lado, defendendo seus interesses.
Gostaria de extender esta discussão para os custos que as seguradoras estão nos imputando, seja pela transmissão de propostas, pela estrutura administrativa que temos que manter, investimentos em informatica, etc.
A contrapartida que vejo são remunerações adicionais que a seguradora “nos dá” para de fato fazermos os serviços que elas deveriam fazer.
Um forte abraço e parabens pela iniciativa do debate
Luiz Fernando Machado
Inbras Consultoria e Corretagem de Seguros

Nome….: SANTO CÚRTOLO

E-mail..: [email protected]
Empresa.: ARARAS CORRETORA DE SEGUROS LTDA
Cidade..: ARARAS
Estado..: SP
Assunto.: Sinceramente pactuamos do mesmo pensamento sobre a forma de negociar a Comissão com nossos Clientes, por outro lado, consideramos também muito perigosa adotarmos esta linha de raciocínio, uma vez que, vivemos num País que ainda não se esqueceu da “Lei de Gerson”, onde todos querem tirar vantagens nos negócios, e também pelo fato de nossa economia estar passando por grandes dificuldades, isso, com certeza, irá dificultar muito a materialização desta idéia, que seria a ideal, moralizando assim toda a nossa Classe.
O grande problema é, será que nossa Classe está preparada para enfrentar esta empreitada ?
E os “Corretores” que fazem dessa profissão um bico, que não são poucos, qual seria sua linha de conduta ?
É realmente uma idéia muito boa, más, devemos estuda-la mais profundamente, concientizando mais nossa Classe, enfim é um ótima projeto, vamos leva-lo adiante, contem conosco.
SANTO CÚRTOLO
ARARAS CORRETORA DE SEGUROS LTDA

[email protected]

Nome….: paschoal guzzardi neto
E-mail..: [email protected]
Empresa.: mentor corretora de seguros
Cidade..: sao paulo
Estado..: sp

Assunto.: Comissionamento de Corretores , entendo que não existe uma concordancia entre Seguradoras e Corretores , pois tem umas excessões que trabalham com comissões bem abaixo do que pode-se entender como minimo.
A única solução para nivelar-mos o mercado por cima seria a de o Cliente passaria a pagar nossa Comissão , ou seja a Seguradora nos da preço Net e nós negociamos nossa Comisão/Cliente , pois desta forma também poderiamos avaliar nosso trabalho no momento da renovação , seremos bem remunerados se trabalhamos bem ou mal remunerados se mal.
Não é de hoje que temos esta teoria , e achamos que pode ser muito valiosa para expurgar-mos do mercado o mal profissional.
Atenciosamente
Paschoal Guzzardi Neto

Nome….: Geison
E-mail..: [email protected]
Empresa.: GSM
Cidade..: Caxias do Sul
Estado..: RS

Assunto.: Concordo com o colega de Novo Hamburgo, a maioria dos corretores que trabalham com 5% ou menso de comissao sao pessoas que recem pegaram o certificado da Fenacor e acham que vao entrar no mercado detonando a concorrencia, o que ocorre é justamente o contrario eles etragam o mercado dos corretores concorrentes e em pouco tempo estao falidos pois nao conseguem se manter e acabam saindo fora. dai vem outro recem formado e começa tudo de novo. Acho deve haver um criterio mais rigoroso para consessao do certificado de corretor ! Do jeito facil que esta temos muitos “paraquedistas” no mercado, alem do que temos de acabar com o aluguel de Susep ! A Fenacor tem de ser mais rigorosa para conceder o certificado ! e o Sindicato tem de fiscalizar melhor os que estao atuando hoje.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN