Nome: Antonio Figueirêdo
E-mail: [email protected]
Empresa: AC FIGUEIREDO CORRETORA DE SEGUROS
Cidade: Salvador
Estado: Ba
Assunto: Quero lançar o meu protesto contra a tentativa de um respeitável órgão, que é a SUSEP, no sentido de levar adiante a infeliz ideia de que seja informado ao cliente o valor ( ou o percentual) do comissionamento do Corretor de Seguros na contratação do Seguro que esteja para ser definido. Nós Corretores de Seguros estamos, cada vez mais com dificuldades em contratarmos bons negócios. Nossos custos só aumentam, as Seguradoras nos transferiram, além das emissões ( e algumas, em alguns casos nem cópia de Apólice nos enviam) a obtenção de qualquer dúvida, andamento, circulares ,etc.através dos seus sites na Internet, sem qualquer compensação. Acho que esssa idéia absurda foi originada das Seguradoras. Precisamos impedir que isto não aconteça. Será que os nossos colegas que têm “Condições Especiais” vão querer expor seus ganhos perante os seus clientes? Precisamos nos mobilizar, e creio que, o local ideal para protestarmos, a nível naciona, seria no próximo CONEC, em SP, dentro de 4 meses.Poderíamos informar aos nossos clientes, p.exemplo, que, as Seguradoras, além do ganho faturam, dos nossos clientes o chamado CUSTO DE APÓLICE? é demais, parece que querem aniquilar com a categoria dos Corretores de Seguros? Obrigado pelo espaço. Antonio Figueirêdo, Salvador, Bahia.
Nome: ricardo fernandes de oliveira
E-mail: [email protected]
Empresa: autonomo
Cidade: salvador
Estado: ba
Assunto: Sobre a “transparência das comissões”:
1. ninguém deve ser obrigado a isso. quem quiser, que diga ao seu cliente quanto está ganhando.
2. a susep deveria ser inquirida o porquê dela se preocupar com quanto o corretor ganh, fato único em qualquer atividade econômica do país, e não se preocupar, por exemplo, com a transparência dos lucros das seguradoras (quanto cada uma ganha em cada apólice?)
3. como a depender do corretor, a seguradora tem uma taxa net distinta, não adianta o corretor A dizer quanto ganha, se a taxa net dele for distinta da taxa B do outro. se o cliente compara as 2 “taxas net”, vai achar que o corretor com a taxa net mais alta o está lesando.
não sejamos ingênuos: mais uma vez a susep, em vez de defender os interesses dos consumidores, está mais preocupada em jogar a culpa do preço dos seguros nas costas do corretor. não há uma atividade econômica em que, vc expondo sua margem de receita, sentir-se-á obrigado a reduzi-la. se o segurado já especula sem saber, imagine sabendo.