Debate Seguro | 17 de dezembro de 2003 | Fonte: CQCS

Comissão Mínima – Governo deve liberar a venda direta nos Bancos? Deve ser 10%? Opine!

Nome….: vanderlei estalianon
E-mail..: [email protected]
Empresa.: seta stagliano corretora de seguros ltda
Cidade..: londrina
Estado..: pr
Assunto.: A discusão quanto ao máximo e ao mínimo poderia ser simplificada pela palavra concorrência leal. Existem limites e necessidades para cada cliente e para cada corretor, o importante e chegar a este limites, sem prejudicar um ao outro. O que não é normal em um Mercado Consumidor e a concorrência desleal, e posso dizer, que mesmo perdendo um seguro para um corretor de seguros, me sinto mais conformado, por existe uma aproximacão de bases de comercializacão. O que não se pode comparar com a base de comercializacão dos Bancos, que utilizam uma estrutura de Agências e Funcionarios espalhados por todo o pais para concorrer com corretores locais, o pior e perceber que tem em suas mão todos os meios financeiros de criam um vinculo permanente com o cliente. Esta concorrencia é predatória e desigual.
Como é a base de recolhimentos de Impostos para uma corretora braco de uma seguradora banco. O recolhimento do ISS é feito de que forma?
Não estaria da hora da Susep liberar a venda direta pelas seguradoras e pelo menos exigir a separacão da estrutura de vendas das seguradoras das agencias bancarias. Não seria uma concorrência mais justa ? Não se criariam mais empregos ?

Nome….: Kelly c Murara
E-mail..: [email protected]
Empresa.: Atualita Seguros
Cidade..: Ctba
Estado..: pr
Assunto.: as seguradoras devem estipular minimo de 15% de comissão para não haver desvalorização do trbalho do corretor e assim acabar com os picaretas do mercado!!!! vamos nos unir pra que isso aconteça!

Nome….: PAULO SERGIO GALEM SAKER
E-mail..: [email protected]
Empresa.: SAKER SEGUROS
Cidade..: SOROCABA
Estado..: SP
Assunto.: A COMISSAO PARA AUTO DEVE SER DE 20% NO MÍNIMO E A COMISSAO DE RE DE 50%.
OBRIGADO
PAULO SAKER

Nome….: Germano Cavalcante
E-mail..: [email protected]
Empresa.: Fernandes & Cavalcante Seguros
Cidade..: São Paulo
Estado..: SP
Assunto.: É LAMENTAVEL TER QUE TRABALHAR COM COMISSÕES TÃO BAIXAS, INDIGNAS, NÃO PAGANDO NEM A ESTRUTURA DA CORRETORA, POREM, OU MORALIZA E DEFINE UMA SÓ COMISSÃO PARA O PRODUTO AUTO OU VAMOS CONTINUAR NOS DEGOLANDO ENTRE SI. TENHO CERTEZA QUE AS BAIXAS REMUNERAÇÕES SÓ SÃO COMERCIALIZADAS, PORQUE NINGUEM QUER PERDER CLIENTE, DAI OS DESCONTOS SÃO CADA VEZ MAIORES, SEM CONTAR COM A CONCORRENCIA DESLEAL DOS BANCOS. ISSO É UMA VERGONHA

Nome….: ZILDO LOPES FILHO
E-mail..: [email protected]
Empresa.: FLANAI ADM. CORRE. DE SEGUROS S/C LTDA
Cidade..: SÃO PAULO
Estado..: SP
Assunto.: A COMISSÃO MÍNIMA DO CORRETOR DE SEGUROS DEVE FIXADA EM 25%.
VEJA; QUAL O FABRICANTE QUE GANHA MENOS DE 25% EM SEU PRODUTO.
QUAL O COMERCIANTE QUE GANHA MENOS DE 25%.
QUAL O MARRETEIRO OU CAMELÔ QUE GANHA MENOS DE 25%.
QUAL O PRESTADOR DE SERVIÇOS ESPECIALIZADO QUE GANHA MENOS DE 25%… SÓ O CORRETOR DE SEGUROS.
É RIDÍCULO. TEM “”PROFISSIONAL”” QUE NA CONTRA MÃO DESTA DISCUSSÃO E REIVINDICAÇÃO, REDUZ O SEU GANHO A TAL PONTO DE PERDER, AO INVÉS DE GANHAR.
OUTRA QUESTÃO QUE TEM QUE SER REVISTA É O CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE NOVOS CORRETORES, QUE TODO ANO FORMAM CENTENAS DE “”PROFISSIONAIS””, E COM O INCENTIVO DO PRÓPRIO SINDICATO É CLARO.
ESTE CURSO DEVERIA SER MAIS RÍGIDO E FORMAR DE CINCO EM CINCO ANOS

Nome….: Fred D´Angelo
E-mail..: [email protected]
Empresa.: D´Angelo Primaz Corretora de Seguros
Cidade..: São Paulo
Estado..: SP
Assunto.: Ref a discussão sobtre comissão mínima, antes de mais nada gostaria de dizer que apreciei muito o debate entre o Sr. Gustavo e o Sr. Daniel, apesar de discordar em alguns pontos.
Na minha opinião, é preciso ficar claro que o percentual de comissão de 25% já está, juntamente com todos os outros custos, “embutido” no preço do seguro de auto calculado nos sistemas das seguradoras; Ao conceder um desconto qualquer, o corretor está, na verdade, aumentando ainda mais o lucro da compania, que, como bem observado no debate citado, não quer nem ouvir falar em reduzir seu preço. Basta ver o exemplo da Porto Seguro que, recentemente passou a autorizar seus corretores a trabalharem com comissão de 5% no seguro mensal… Um abrsurdo!!! Pergunto: Essa cia, que oferece (?) um desconto promocional de 10%, porque não aumentou esse desconto, ao invés de liberar o desconto na comissão?
O que precisa acontecer é uma profunda profissionalização da classe, o que só valorizaria nosso trabalho.
Comissão menor que 25% inviabilizar qualquer prestação de serviço decente e promove uma verdadeira prostituição em nosso mercado; Aliás, até essas profissionais se valorizam mais que certos corretores por aí!
Abraço a todos!

Nome….: ANGELO MONTEIRO
E-mail..: [email protected]
Empresa.: ACAPU SEGUROS E PREVIDENCIA
Cidade..: MANAUS
Estado..: AM
Assunto.: COMISSÃO MÍNIMA
A despeito do que discute o meu amigo Daniel Fraga e o companheiro Gustavo, tenho uma opnião muito mais radical sobre tudo isso.
Quanto anecessidade de haver um paramar mínimo de ganhos para nós corretores, isso é indiscutível, mesmo porque o nosso maior predador é o corretor de aluguel que ‘assina’ produção de qualquer um e que para ganhar um negócio entre com comissões que mais parecem esmola ou invés de remuneração.
Entretando, ninguem ainda alocou nesta discussão que já se arrasta por vários anos, duas questões:
1 – Algumas seguradoras – como a Bradesco Seguros , por exemplo – entram em grandes negócios públicos, sem corretor e com uma comissão simbólica de 0,01%, quer dizer, alijam o seu dito parceiro do negócio.
2 – Consta do novo Código Civil (acredito que já constava do antigo, porém de maneira implícita) a clara posição de que a remuneração do corretor é devida quando o trabalho é realizado, mesmo que o seguro seja cancelado, ou seja, nada de estorno de comissão ou compensação por parte das seguradoras . Leia-se os art. 725 e 726 da nova lei.
Estas observações são necessárias para que saiamos das velhas e ineficazes discussões para a ação, porque , enquanto batemos boca, as seguradoras lucram fortunas e nos deixam com o resto.

Nome….: Cesar Blauth
E-mail..: [email protected]
Empresa.: Corretor de Seguros – Autonomo
Cidade..: Novo Hamburgo
Estado..: RS
Assunto.: Nesta discussão sobre ‘Comissão Minima ou Referencial’, alguns colegas estão imputando à FENACOR e aos SINCOR´s a atribuição de FISCALIZAÇÃO e reclamando da quantidade de CONCESSÕES DE REGISTRO DE CORRETORES. (querem ‘reserva de mercado’?)
Antes de prosseguirem nesta ‘discussão’ sobre Comissão, peço que acessem no “http://www.fenacor.com.br/convenio_entidades.htm” Lá consta um bom resumo das atribuições de cada entidade do mercado Segurador. Inclusive da Fenacor e dos Sincor’s.
A “FISCALIZAÇÃO” é atribuição da SUSEP.
Olhem para a sua ‘credencial’ e vejam quem EMITE o REGISTRO. É a SUSEP, não a FENACOR, nem os Sincor´s.
Estou percebendo que vários Corretores “enchergam” no SINCOR, a entidade que deveria “fiscalizar”. Não é esta a “missão” dos Sincor´s. Os SINCOR´s e a FENACOR são as entidades mais “abertas” para justamente DEFENDEREM OS INTERESSES dos Corretores. A “forma” de “defender” é que depende de cada caso e “estratégia”…
Só que o pessoal deve “participar” e “comparecer” e não ficar somente “criticando” o que não foi conquistado, principalmente quando não estão “fazendo a sua parte”…
E também não “elogiam” certas conquistas que ao longo dos ultimos anos os Sincor´s e Fenacor tem obtido, porque nem sabem de onde veio a conquista…(e muitas vezes, nem percebem as “conquistas”…)
O que voces e TODOS CORRETORES devem fazer é PARTICIPAR MAIS com os Sincor´s e aprenderem como “cobrar” das Seguradoras e da SUSEP… E no momento que haver representatividade de “maioria” de todos Corretores “Ativos” junto a FENACOR e SINCOR, daí em diante, talvez a “coisa” mude… É assim que teremos condições de mostrar que somos, ou pretendemos ser UNIDOS, havendo um grande numero de interessados nos mesmos “assuntos” e então a SUSEP e as SEGURADORAS vão nos olhar com outros olhos…Assim como vem sendo propagado de forma “dispersa” por alguns que estão na “discussão” estão mostrando um atestado de desconhecimeto à quem devem ser feitas as “reivindicações” ou “reclamações” e até soliticar a “fiscalização”. Assim, estão “discutindo o sexo dos anjos”…
Vamos “discutir” com “conhecimento de causa”… utilizando os meios institucionais adequados.

O “assunto” está se dirigindo para o lado errado, estão “perdendo o foco”…
A continuar assim, vai ser mais uma ‘discussão’ em vão, a exemplo de outras…

Nome….: GUIMARAES E EGGER CORRETORA DE SEGUROS LTDA-ME
E-mail..: [email protected]
Empresa.: guimaraes e egger cor.adm.de seguros ltda me
Cidade..: RIO BONITO
Estado..: rj
Assunto.: CAROS AMIGOS CORRETORES TEMOS QUE TRABALHAR PARA QUE NÃO SE POSSA TRABALHAR COM UMA COMISSÃO ABAIXO DE UM MINIMO, POIS REALMENTE É DESANIMADOR COMO ALGUNS COLEGAS TRABALHÃO,TIRANDO O LUCRO ,POIS SE COMPARARMOS COM OUTRAS PROFISSÕES QUE SÃO UNIDAS COMO OS CONTADORES QUE TEM ATÉ 13º SALÁRIO;ESTAMOS TROCANDO 6 POR MEIA DUZIA.

Nome….: Luiz Guilherme da Matta
E-mail..: Lig @urbi.com.br
Empresa.: LigAdm.e Corretora de Seguros
Cidade..: Niterói
Estado..: RJ
Assunto.:
È lamentável esta discussão;nenhum segmento de
mercado seja êle qual for deve ficar expondo seu ganho a não ser quando se trata de algum absurdo.O corretor tem atribuições que não tinha,passamos o dia trabalhando de graça para as seguradoras,nossas contas de telefone aumentaram mais de 200% pois do outro lado da linha tem sempre um incompetente que leva horas para atender.Os suprimentos de informática são carissimos;e economizamos para estas ricas seguradoras,ou seja reduzimos os custos deles,aumentamos os nossos e vocês ainda aceitam ficar discutindo este assunto sem fazer o mais elementar ,conta.

Comissão Mínima
Nome….: vanderlei estalianon
E-mail..: [email protected]
Empresa.: seta stagliano
Cidade..: londrina
Estado..: pr
Assunto.: Estipular um preco mínimo não é formacão de cartel ?

Nome….: Ademir Cesar Cuch
E-mail..: [email protected]
Empresa.: Acos Corretora de Seguros
Cidade..: Curitiba
Estado..: Pr
Assunto.: Comissionamento Mínimo
Prezados Colegas:
A sugestão é que os nossos representantes, Sincor’s e Fenacor, pressionassem as seguradoras para que limitassem os descontos comerciais (aquele que o corretor dá da comissão), como é o exemplo de algumas seguradoras, (Real, Porto, Liberty),pois aí sim, mesmo com a concorrência existente, o segurado poderia optar em pagar um pouco mais caro e fazer com um profissional de confiança.
As seguradoras hoje, como todos sabem, comissionam o corretor no ramo de Auto em 25%, este pode dar desconto da sua comissão de até 24%. O que sobrou? NADA…
Limitando o desconto do corretor para no máximo de 10% aí sim sobraria 15% que é um comissionamento baixo, porém razoável, sem contar que nossos segurados pagariam até 10% mais caro, para manter o corretor da preferência.
Saudações

Nome….: EDILSON LUIZ RICCI
E-mail..: [email protected]
Empresa.: PORTO FERREIRA CORRETORA DE SEGUROS
Cidade..: Porto Ferreira
Estado..: SP
Assunto.: Comissão Referencial ou Comissão Mínima; Acho que este assunto é a bola da vez na nossa categoria. Bastante lógica também é a concordância da maioria dos colegas ao afirmarem que o número deva estar entre 15 e 25%, com o que concordo. Não podemos falar apenas e tão somente em 25%, pois este é o percentual máximo da maioria das Cias. e aí, ficaríamos sem aquela salutar margem de manobra para as eventuais negociações. Entretanto, levando isto um pouco mais adiante, não seria exagero que se lutasse então por uma margem de remuneração que oscilasse dos 15% até 30% e não 25% como boa parte tem defendido.
Mas vejam o seguinte: Quantos de vocês não tem aquela meia dúzia de Segurados, pelos quais fazem qualquer sacrifício para mantê-los am sua base de clientes. O que quero dizer com sacrifício, é as vezes ter que se sujeitar a fechar negócios com até 5%, eventualmente até menos, por conta de meros “vendedores de seguros” que provoam nosso mercado, que serão os mesmos (que não tem capacitação para participar de um debate como este), que no primeiro dia após a implantação de um eventual modelo referencial de comissão, sairão a campo com um orçamento de seguro com 15% de comissão e agraciarão seus “clientes” com um “desconto especial” de 5 ou 10%.
Pensem nisto, pois este debate tem que ser estendido para um nível tal que, ou esses “vendedores” se conscientizem ou terá que haver um meio de alijá-los do mercado.
Com a palavra as lideranças de Classe.
Um abraço a todos.

Nome….: JOSE CARLOS SOUZA
E-mail..: [email protected]
Empresa.: FÁDIA – ADM. COR. SEGUROS LTDA.
Cidade..: TUBARÃO
Estado..: SC
Assunto.: Para que a Classe de Corretores, seja mais unida, as comissões de todas Seguradoras, deveria ser de 25%, para todos os Corretores. Hoje em dia, não existe mais fidelidade do segurado, existe sim, o CUSTO do seguro. De nada adiantará darmos bons descontos hoje, se na renovação, no próximo ano, será solicitado, outro desconto ou, um seguro mais barato. Daqui a mais alguns anos, as pessoas que poderão fazer seguro de automóvel, não sairão por aí pedindo orçamento. Já aconteceram vários casos comigo, que o cliente tinha vários orçamentos e ainda me disse: “…se o teu orçamento for mais barato, eu faço contigo”. Sabe o que eu fiz? Não esmaguei minha comissão… simplesmente pedi ao segurado fazer com o que ele achou mais “barato” e não perdi o meu tempo. Nestes casos, ele quer o “barato” e não quer “qualidade”.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN