O segurado pode perder o direito a indenização, caso o pneu do seu carro esteja careca e o mesmo seja a causa do acidente. Dorival Alves, advogado e Corretor de Seguros, explicou que o sinistro pode ser negado, a depender do nexo causalidade. “Se comprovado que o acidente/sinistro reclamado ocorreu em função da falta de manutenção do veículo, digo, pneu careca, o segurado pode perder o direito a receber a indenização”.
Dorival ainda explicou que o ônus da prova é da seguradora. “Mesmo que o Código de Trânsito Brasileiro tipifica como infração administrativa a condução de veículo em mau estado de conservação, pneu careca, em caso de sinistro, cabe a seguradora comprovar o nexo causal do acidente para negar uma indenização”.
Entretanto, a companhia não pode negar o pagamento do sinistro, se o pneu não tiver qualquer relação com o acidente que causou o sinistro “Na verdade a manutenção pela conservação do veículo não é obrigatoriedade de fiscalização por conta da seguradora, mas sim um infração ado contida do código de transito brasileiro”.