Vida em Foco | 11 de abril de 2024

O Papel Transformador do Seguro de Vida e da Previdência Privada no Planejamento Financeiro

O Seguro de Vida é um pilar fundamental no Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar, destacando-se não apenas como uma medida preventiva, mas como a garantia mais sólida contra um dos únicos riscos inevitáveis da vida: a certeza da morte. 

Muitas pessoas economicamente ativas no Brasil priorizam a proteção de bens materiais, como automóveis, deixando em segundo plano a segurança financeira de suas famílias, seus sonhos e conquistas. 

Esta realidade apresenta um desafio e uma oportunidade para nós, Corretores de Seguros, planejadores financeiros, gerentes de relacionamento, de promover uma mudança significativa de perspectiva. 

Escuto ao longo dos anos que essa prática, de proteger o automóvel e não contratar um seguro de vida é uma questão cultural do brasileiro, afirmação que eu discordo, pois ao longo dos meus 26 anos de atuação como Corretor de Seguros, sempre que tenho a oportunidade de conversar com uma pessoa economicamente ativa, que possui dependentes financeiros, sobre os benefícios gerados, para ela e para a sua família, ela opta pela contratação. 

Portanto na minha leitura o que temos no Brasil é um baixo volume de oferta de seguros de vida, e pior, quando há a oferta ela é, na maioria das vezes de baixa qualidade, com foco na venda de produtos e não na entrega de soluções.

O seguro de vida deve ser reconhecido não como um custo, mas, como já citado acima,  como um elemento essencial, o pilar, a fundação de um planejamento financeiro estratégico e de sucesso.

Existe um equívoco comum de perceber o seguro de vida sob a premissa de “se eu morrer”, minimizando-o a um cenário hipotético, ao contrário dos seguros de automóveis ou residenciais, marcados pela incerteza do “se” algo pode acontecer. No entanto, a verdade incontornável é que o seguro de vida lida com o “quando”, abordando uma certeza e não uma possibilidade.

Visualizar o seguro de vida como um investimento, como a compra de um patrimônio, revela seu verdadeiro valor e potencial. É uma forma de assegurar, por um investimento mensal ou anual relativamente pequeno, um patrimônio significativo com liquidez imediata em caso de necessidade, protegendo e assegurando o bem-estar financeiro daqueles que amamos. 

Mais do que isso, ele oferece uma liberdade financeira e tranquilidade, permitindo uma vida com mais tempo ao lado de quem amamos, com a realização de sonhos, sabendo que os entes queridos estarão seguros independentemente da ocorrência de imprevistos ou mesmo do risco certo, mas forma prematura.

O seguro de vida se converte, assim, em uma expressão tangível de amor e cuidado, garantindo que, mesmo na sua ausência, o suporte financeiro para a sua família permaneça inalterado.

Ao trabalharmos com o seguro de vida e com a previdência privada, nos colocamos diante de dois riscos fundamentais, o risco de viver muito e o risco de uma morte prematura, vivermos pouco. 

Para ambos os cenários, é nosso dever enquanto consultores, oferecendo as melhores soluções de planejamento e proteção financeira, garantindo que cada cliente possa enfrentar o presente e planejar o seu futuro com confiança.

Vivemos um momento ímpar em nosso mercado, à sociedade pede por proteção, por planejamento de aposentadoria, cabendo à nós nos capacitarmos, todos os dias, e assumirmos esse protagonismo.

Forte Abraço!

Rogério Araújo 

Rogério Araujo

O objetivo da coluna é disseminar a cultura do Seguro de Vida e Previdência Privada Complementar junto à população brasileira e aos profissionais do mercado de seguros. Através de uma linguagem simples e didática pretende quebrar mitos e preconceitos em abordarmos temas tão importantes como gerenciamento de riscos pessoais, o risco de viver muito, sem recursos financeiros, o risco de vivermos pouco, uma morte prematura, e todos os demais riscos pessoais que possam comprometer um correto planejamento financeiro pessoal, familiar ou empresarial. Rogério Araújo é corretor de seguros, desde 1998, brasileiro, casado e pai de três filhos de sangue, Thiago, Gustavo e Leonardo, cujas as iniciais deram origem ao nome TGL Consultoria, empresa criada em setembro de 2004, especializada em soluções em Planejamento e Proteção Financeira, utilizando-se de ferramentas como Seguros, Previdência, Planejamento Previdenciário, Contábil e Tributário, junto aos seus mais de 30.000 clientes ativos. Além dos 3 filhos, Rogério Araújo tem os filhos de coração, são mais de 250 crianças e adolescentes do Projeto Social IDAP, criado e administrado há mais de 13 anos, e que atende a região de Ribeirão das Neves, cidade na região metropolitana de Belo Horizonte, inclusive na própria TGL trabalham alguns jovens oriundos do projeto, mas esse é um assunto que certamente será abordado em alguns artigos, o Seguro como ferramenta de transformação social.

2 comentários

  1. ANDREA PEREGRINO

    18 de abril de 2024 às 21:37

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  2. FONTANA CORRETORA

    11 de abril de 2024 às 17:35

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN