Empatia no nosso dicionário significa “capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria; compreensão”.
Para alcançar sucesso na comercialização do Seguro de Vida Individual é necessário exercitar a empatia junto ao seu cliente, seu prospect, já que o mesmo não irá se decidir pela compra de uma apólice de seguro de vida em razão do que você diz a ele, a venda se concretiza baseado naquilo que ele diz a você, por isso é tão importante a nossa capacidade de ouvir e de recorrer à empatia.
Mas para aplicarmos a empatia, outro ingrediente é extremamente necessário, ele é a verdade, a verdade em realmente nos preocuparmos com o cliente. De nada adianta nos colocarmos na situação do mesmo se, verdadeiramente, não nos importamos com ele.
Portanto, precisamos exercitar a empatia, e como fazemos isso?
O primeiro passo é fazer uma reflexão, geralmente todos nós queremos uma vida melhor, mas são poucos os que estão dispostos a pagar o preço para alcançar esse objetivo, queremos um mundo melhor, mas não estamos dispostos, ou atentos às oportunidades de fazermos a nossa parte para que o mundo seja melhor!
Super dimensionamos os problemas do mundo frente as oportunidades que temos de mudá-lo e justificamos, “do que irá adiantar ajudar uma pessoa, uma família, recolher um papel jogado ao chão? Isso não vai mudar o mundo, a situação atual.”
Mas compreenda, a soma de pequenas atitudes trazem resultados surpreendentes.
Um olhar atento ao próximo, nas ruas, no seu bairro, na sua cidade, aprender a ouvi-lo, não simplesmente querer adivinhar a sua necessidade, ao se aproximar e ir logo dispensando algumas moedas, ou pior, dizendo, antes mesmo de ouvi-lo, “hoje eu não tenho”.
Podemos achar que não, mas a vida nos permite aprender e treinar todos os dias, para exercemos com qualidade, eficiência e melhores resultados o nosso trabalho.
Vender seguro de vida é se importar, conhecer, sentir, colocar-se no lugar do seu cliente e, verdadeiramente, querer ajudá-lo, resolver seus problemas, esse é o grande segredo, a tal “virada de chave” que muitos buscam e, na verdade ela sempre existiu, está dentro de cada um de nós.
Tudo mais que forem aprender, com os cursos, mentorias, palestras, é secundário. Se o seu cliente enxergar verdade nos seus objetivos e você exercitar a empatia, o negócio será concretizado, pois, não se trata mais de venda, mas de se colocar no lugar dele, entender suas necessidades, medos, objetivos e assim apresentar soluções.
E para terminar, que possamos aprender com o maior de todos os mestres, o maior vendedor do mundo, que nos deixou um ensinamento, na verdade, um mandamento, o de “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
Forte Abraço!
Rogério Araújo