Vida em Foco | 21 de agosto de 2023

Empatia, ingrediente para o sucesso no Seguro de Vida

Empatia no nosso dicionário significa “capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria; compreensão”.

Para alcançar sucesso na comercialização do Seguro de Vida Individual é necessário exercitar a empatia junto ao seu cliente, seu prospect, já que o mesmo não irá se decidir pela compra de uma apólice de seguro de vida em razão do que você diz a ele, a venda se concretiza baseado naquilo que ele diz a você, por isso é tão importante a nossa capacidade de ouvir e de recorrer à empatia.

Mas para aplicarmos a empatia, outro ingrediente é extremamente necessário, ele é a verdade, a verdade em realmente nos preocuparmos com o cliente. De nada adianta nos colocarmos na situação do mesmo se, verdadeiramente, não nos importamos com ele.

Portanto, precisamos exercitar a empatia, e como fazemos isso?

O primeiro passo é fazer uma reflexão, geralmente todos nós queremos uma vida melhor, mas são poucos os que estão dispostos a pagar o preço para alcançar esse objetivo, queremos um mundo melhor, mas não estamos dispostos, ou atentos às oportunidades de fazermos a nossa parte para que o mundo seja melhor!

Super dimensionamos os problemas do mundo frente as oportunidades que temos de mudá-lo e justificamos, “do que irá adiantar ajudar uma pessoa, uma família, recolher um papel jogado ao chão? Isso não vai mudar o mundo, a situação atual.”

Mas compreenda, a soma de pequenas atitudes trazem resultados surpreendentes.

Um olhar atento ao próximo, nas ruas, no seu bairro, na sua cidade, aprender a ouvi-lo, não simplesmente querer adivinhar a sua necessidade, ao se aproximar e ir logo dispensando algumas moedas, ou pior, dizendo, antes mesmo de ouvi-lo, “hoje eu não tenho”.

Podemos achar que não, mas a vida nos permite aprender e treinar todos os dias, para exercemos com qualidade, eficiência e melhores resultados o nosso trabalho.

Vender seguro de vida é se importar, conhecer, sentir, colocar-se no lugar do seu cliente e, verdadeiramente, querer ajudá-lo, resolver seus problemas, esse é o grande segredo, a tal “virada de chave” que muitos buscam e, na verdade ela sempre existiu, está dentro de cada um de nós.

Tudo mais que forem aprender, com os cursos, mentorias, palestras, é secundário. Se o seu cliente enxergar verdade nos seus objetivos e você exercitar a empatia, o negócio será concretizado, pois, não se trata mais de venda, mas de se colocar no lugar dele, entender suas necessidades, medos, objetivos e assim apresentar soluções.

E para terminar, que possamos aprender com o maior de todos os mestres, o maior vendedor do mundo, que nos deixou um ensinamento, na verdade, um mandamento, o de “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

Forte Abraço!

Rogério Araújo

Rogério Araujo

O objetivo da coluna é disseminar a cultura do Seguro de Vida e Previdência Privada Complementar junto à população brasileira e aos profissionais do mercado de seguros. Através de uma linguagem simples e didática pretende quebrar mitos e preconceitos em abordarmos temas tão importantes como gerenciamento de riscos pessoais, o risco de viver muito, sem recursos financeiros, o risco de vivermos pouco, uma morte prematura, e todos os demais riscos pessoais que possam comprometer um correto planejamento financeiro pessoal, familiar ou empresarial. Rogério Araújo é corretor de seguros, desde 1998, brasileiro, casado e pai de três filhos de sangue, Thiago, Gustavo e Leonardo, cujas as iniciais deram origem ao nome TGL Consultoria, empresa criada em setembro de 2004, especializada em soluções em Planejamento e Proteção Financeira, utilizando-se de ferramentas como Seguros, Previdência, Planejamento Previdenciário, Contábil e Tributário, junto aos seus mais de 30.000 clientes ativos. Além dos 3 filhos, Rogério Araújo tem os filhos de coração, são mais de 250 crianças e adolescentes do Projeto Social IDAP, criado e administrado há mais de 13 anos, e que atende a região de Ribeirão das Neves, cidade na região metropolitana de Belo Horizonte, inclusive na própria TGL trabalham alguns jovens oriundos do projeto, mas esse é um assunto que certamente será abordado em alguns artigos, o Seguro como ferramenta de transformação social.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN