Vida em Foco | 14 de julho de 2022 | Fonte: Rogério Araújo

Atender demanda ou necessidades no mercado de Seguros de Vida?

A demanda é fruto do incômodo gerado pelas necessidades das pessoas, demanda é como se mede um todo, um mercado, já as necessidades são individuais, particulares, a primeira é o que contratar, já a segunda é o porquê contratar.

Geralmente enxergamos oportunidades ao analisarmos as demandas, por exemplo, “mais pessoas estão procurando seguros de vida”, “vivemos um aumento na demanda do seguro de vida”, e nós, o mercado segurador, agimos, de maneira até inconsciente, apresentando ofertas (nada a ver com descontos), para “suprirmos” esse aumento da demanda. 

Ou seja, focamos no “o que” as pessoas estão buscando, e muitas vezes nos decepcionamos, já que nem sempre a lei da oferta e da procura se converte em negócio fechado. 

Mas como assim, se de um lado tenho clientes demandando algo, que não sabem o que é, e do outro lado, profissionais ofertando, por qual motivo não ocorre a venda?

Por que as pessoas podem até demandar por algo, mas o que definitivamente irá promover a decisão de compra, sustentável, é quando elas entendem o “por quê”, são quando enxergam as suas necessidades, e compreendem que foram as mesmas que criaram o desconforto e as incentivaram a demandar.

Um exemplo, eu posso pensar (demandar) por um seguro de vida por estar atento às mortes causadas pela Covid, dizer “vou contratar um seguro de vida”, mas se ao ser abordado eu não conseguir compreender quais as minhas necessidades, o que me levou a sentir esse desconforto, eu tenho grandes chances de postergar a decisão de contratação, de não contratar, ou até mesmo contratar, por impulso, e dias depois, cancelar a minha apólice.

Portanto é nosso desafio, mercado segurador, diferenciar demanda de necessidade, entender que nem sempre quem demanda conhece o “por quê” do seu desconforto, muito menos consegue mensurar o tamanho das suas necessidades, e talvez esteja aí um grande segredo que poderá fazer a diferença nessa relação, esteja você do lado de quem demanda ou de quem oferta.

Se você tem algum incômodo, que desperte uma demanda, por algum produto ou serviço, se pergunte o porquê, se você está atendendo alguém que demanda algo, entenda também as suas necessidades que, muitas vezes ocultas, despertaram esse desconforto e gerou essa demanda.

Enfim, de um lado alguém necessita de ajuda e de outro lado alguém oferta essas soluções!

Portanto que nosso mercado entregue menos produtos e mais Soluções, para o bem de todos!

Rogério Araujo

O objetivo da coluna é disseminar a cultura do Seguro de Vida e Previdência Privada Complementar junto à população brasileira e aos profissionais do mercado de seguros. Através de uma linguagem simples e didática pretende quebrar mitos e preconceitos em abordarmos temas tão importantes como gerenciamento de riscos pessoais, o risco de viver muito, sem recursos financeiros, o risco de vivermos pouco, uma morte prematura, e todos os demais riscos pessoais que possam comprometer um correto planejamento financeiro pessoal, familiar ou empresarial. Rogério Araújo é corretor de seguros, desde 1998, brasileiro, casado e pai de três filhos de sangue, Thiago, Gustavo e Leonardo, cujas as iniciais deram origem ao nome TGL Consultoria, empresa criada em setembro de 2004, especializada em soluções em Planejamento e Proteção Financeira, utilizando-se de ferramentas como Seguros, Previdência, Planejamento Previdenciário, Contábil e Tributário, junto aos seus mais de 30.000 clientes ativos. Além dos 3 filhos, Rogério Araújo tem os filhos de coração, são mais de 250 crianças e adolescentes do Projeto Social IDAP, criado e administrado há mais de 13 anos, e que atende a região de Ribeirão das Neves, cidade na região metropolitana de Belo Horizonte, inclusive na própria TGL trabalham alguns jovens oriundos do projeto, mas esse é um assunto que certamente será abordado em alguns artigos, o Seguro como ferramenta de transformação social.

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